EFEMÉRIDES: 30 DE JULHO – EM 1848 FOI INAUGURADA A ILUMINAÇÃO A GÁS, EM LISBOA
Escrito por ARCO em Julho 30, 2018
EFEMÉRIDES
30 de julho
Feriado Municipal em Lousada. É um feriado móvel que se cumpre na segunda-feira após o último domingo de julho, em honra de Nossa Senhora dos Aflitos.
1848 – Foi inaugurada a iluminação a gás, na Baixa de Lisboa.
1930 – Oliveira Salazar criou a União Nacional, partido político único e na mesma altura foram ilegalizados todos os outros partidos e associações politicas.
1992 – Morreu o pianista Paulo Santiago, aos 34 anos, pouco depois de se ter apresentado em recital no Carnegie Hall, em Nova Iorque.
1993 – Morreu Jorge Campinos, aos 56 anos. Foi fundador do PS, deputado ministro nos governos de Mário Soares.
– Morreu a segunda de duas crianças por falta de condições de segurança no Aquaparque, em Lisboa Quando desapareceu a primeira, inicialmente julgou-se estar perante um caso de rapto. Mas dias depois, quando outra criança desapareceu, essa teoria foi posta de lado e depois de vazar a piscina foram encontrados os corpos de Cristina Elizabeth Caldas e Frederico Mendonça Duarte, ambos de nove anos de idade, que morreram afogados depois de terem sido sugados para o interior de uma tubagem desprotegida.
2002 – O concelho de ministros da CPLP aprovou a criação do Instituto Nacional de Língua Portuguesa.
2003 – Incêndios florestais impuseram o acionamento dos planos municipais de emergência em Castelo Branco, Oleiros e Fundão.
2005 – Foi suspensa a publicação dos jornais A Capital e O Comércio do Porto
– Realizou-se o último espetáculo da Companhia Ballet Gulbenkian, por iniciativa dos bailarinos, no Teatro Camões, em Lisboa.
2007 – Foi publicado o decreto-lei que criou a Inspeção-Geral das Atividades em Saude
– Pedro Martins, com “Carrinho de Mão” venceu o I Concurso de Contos de Terror, organizado pelo Cineclube de Terror de Lisboa.
– O júri do 26º Concurso Internacional de Música Vianna da Mota, decidiu não atribuir o primeiro prémios a um dos seis pianistas finalistas. O segundo prémio distinguiu o ucraniano Dmytro Onyshchenko, na altura com 22 anos e o sul coreano Yung Wook Yoo, com 29 anos.
2008 – Na altura primeiro ministro, José Sócrates anunciou a distribuição de 500 mil computadores portáteis, Magalhães, aos alunos do primeiro ciclo, no âmbito do novo programa “e.escolinha”. Cada computador tinha um custo máximo de 50 euros.
– O Ministro da Ciência e do Ensino Superior notificou a Universidade Moderna e a Dinensino, a empresaproprietária daquele estabelecimento universitário da decisão de encerrar compulsivamente a instituição, por falta de viabilidade económica e grave degradação pedagógica.
2010 – A dupla Fernando Pimenta/ João Ribeiro, sagrou-se campeã europeia de sub-23 em canoagem. Teresa Portela em K1 500 e a dupla Teresa Portela/Joana Vasconcelos em K2 conquistaram a medalha de prata nos Europeus de Moscovo.
– Foi inaugurado o Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa, quinze anos após os protestos dos ambientalistas e especialistas em arte rupestre que ditaram a suspensão da construção de uma barragem naquele local.
2011 – O jornalista cubano-português Miguel Rivero, que trabalhou em vários órgãos de comunicação cubanos, espanhóis e portugueses morreu em Lisboa, aos 72 anos, vitima de cancro.
2013 – A maioria parlamentar PSD/CDS aprovou uma Moção de Confiança ao 19º Governo Constitucional, que registou os votos contra de todas as restantes bancadas: PS, PCP, BE e “Os Verdes”.
– O Tribunal Superior de Justiça da Galiza informou que o maquinista do comboio que descarrilou em Santiago de Compostela e provocou a morte a 79 pessoas estava a falar ao telefone no momento do descarrilamento.
2014 – O Tribunal Constitucional declarou constitucionais as normas do orçamento rectificativo que vieram alargar a contribuição extraordinária de solidariedade e os aumentos dos descontos para os subsistemas públicos de saúde.
2016 – Quatro argelinos foram detidos por terem invadido a pista do aeroporto General Humberto Delgado, que na sequência do acidente esteve encerrado durante cerca de meia hora e obrigou ao desvio de alguns voos
2017 – O Instituto de Socorros a Náufragos começou em Matosinhos uma formação, que levaria a mais cinco praias, para ensinar os banhistas a lidar com os agueiros, um fenómeno responsável “por 80% das mortes por afogamento”.
…………………………………………..
Este é o ducentésimo décimo primeiro dia do ano. Faltam 154 dias para o final de 2018.
Pensamento do dia: “O que se torna intolerável é ter escravos e chamar-lhes cidadãos” Denis Diderot (1713-1784), escritor e filósofo francês.
Os tempos da iluminação a gás, em Lisboa