Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


EFEMÉRIDES: 30 DE MARÇO – HÁ DOIS ANOS JORNALISTAS FORAM AGREDIDOS EM ESCOLA DE CHELAS

Escrito por em Março 30, 2019

EFEMÉRIDES

30 de março

1515 – Nasceu Santa Teresa de Ávila. Foi uma freira carmelita, que escreveu várias obras sobre a vida contemplativa através da oração mental, das quais se destacam “Moradas” e “Modo de Visitar os Conventos”. Foi também uma das reformadoras da Ordem Carmelita e é considerada co-fundadora da Ordem dos Carmelitas Descalços, juntamente com São João da Cruz.

1870 — A 15ª Emenda da Constituição dos EUA passou a garantir o direito de voto à população negra. No entanto, a aplicação da Lei, em todos os Estados, só seria efetivaria  noventa anos depois.

1922 – Gago Coutinho e Sacadura Cabral partiram de Lisboa no hidroavião Lusitânia, para a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.

1942 – Chegou ao campo de extermínio de Auschwitz, na Polónia ocupada, o primeiro comboio com judeus, oriundo de Paris.

1957 – No final das três primeiras semanas de emissões regulares, a RTP colocou em serviço o Centro Emissor do Porto.

1985 – Realizou-se o primeiro sorteio do Totoloto. O prémio atribuído ascendia a 25 mil contos.

1992 – Os Prémios Garrett de Teatro 1991 foram atribuídos à companhia Cornucópia, ao ator e encenador Luís Miguel Cintra e à atriz Maria José Pascoal.

1994 – O escudo português foi alvo de um forte ataque especulativo. O Banco de Portugal  foi obrigado a intervir em defesa da moeda.

2003 – Foi inaugurada a Ponte do Infante, entre o Porto e Vila Nova de Gaia, sobre o rio Douro. Foi construída para substituir o tabuleiro superior da Ponte Luís, entretanto convertida para uso do Metro do Porto. O engenheiro José Fernández Ordóñez foi o responsável pelo projecto desta ponte, projectada pelos engenheiros António Adão da Fonseca e Francisco Millanes Mato.

2006 – Foi aprovada, na generalidade, da Lei da Paridade que passou a impor quotas de um terço de mulheres, nas listas eleitorais.

2007 – Manuel de Almeida, fotojornalista da agência Lusa, venceu a 7ª edição do Grande Prémio de Fotojornalismo “Visão/Banco Espírito Santo”.

– O arquiteto Siza Vieira recebeu o Prémio Secil de Arquitectura 2006.

2009 – O Governo lançou o concurso público internacional para a construção da terceira travessia ferroviária do Tejo, incluída no troço Lisboa-Poceirão. A nova ponte fazia parte do troço de alta velocidade ferroviária, que representava um investimento global de 1.928 milhões de euros e até à data, não chegou a ser construída.

2013 – A Coreia do Norte ameaçou atacar bases norte-americanas na Coreia do Sul e no Pacífico.

2016 – O Tribunal de Loures condenou  um médico, natural de Cuba, a quatro anos de prisão, com pena suspensa na sua execução por igual período, pela prática de dois crimes de aborto agravado, realizados em 2012 no hospital de Torres Vedras.

2017 – Uma equipa de jornalistas da RTP foi violentamente agredida quando investigava uma alegada violação de uma criança, por outro colega, na Escola Básica dos Lóios, no bairro de Chelas, em Lisboa. O operador de imagem teve que ser hospitalizado com vários ferimentos.

===============.

Este é o octogésimo nono dia do ano. Faltam 276 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “A televisão é o único sonífero que se toma pelos olhos”. Vittorio de Sica (1902-1974) cineasta italiano