Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Savana

11:00 13:00

Atual

Savana

11:00 13:00


EFEMÉRIDES: 3 DE MAIO – DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA

Escrito por em Maio 3, 2018

EFEMÉRIDES

3 de maio

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, Dia do Sol no programa das Nações Unidas para o Ambiente, Dia da GNR.

Feriado Municipal em Barcelos, onde se assinala a Festa das Cruzes, uma das mais importantes romarias minhotas e em Sernancelhe, onde se evoca Nª Senhora ao pé da Cruz.

1404 – Morreu o jurista João das Regras, figura decisiva na eleição de D. João I nas Cortes de Coimbra de 1385.

1911 – Foi criada a Guarda Nacional Republicana.

1924 – Começaram os Jogos Olímpicos de Paris, nos quais, Portugal conquistou a Medalha de Bronze em hipismo.

1945 –  Tropas aliadas entraram em Hamburgo.

1950 – Começou o julgamento de Álvaro Cunhal e de outros dirigentes do PCP, por alegados crimes políticos.

1968 – Começou, em França, o movimento de contestação. Levantamentos no Quartier Latin e na Sorbonne uniram estudantes e trabalhadores.

1985 – Foram extintas a Companhia de Transportes Marítimos e a Companhia Nacional de Navegação.

1987 – A cantora francesa de origem egípcia Dalida, suicídou-se aos 54 anos. Vendeu mais de 170 milhões de cópias, recebeu 90 discos de ouro e foi a primeira cantora a receber um Disco de Diamante estabelecendo-se como uma das mais notáveis artistas poliglotas a gravar no século XX.

1992 – O Banco de Portugal anunciou a recuperação de 70 por cento do ouro investido na Drexel, empresa norte-americana que declarara falência.

2005 – Investigadores do Instituto de Biologia Molecular e Celular e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar foram distinguidos com o Prémio LabMed, pelo trabalho sobre a Paramiloidose.

2006 – A Assembleia da República aprovou o diploma sobre instalação de sistemas de vigilância eletrónica rodoviária.

2007 – Foi publicado em Diário da República o decreto-lei que criou O Gabinete para os Meios de Comunicação Social, em substituição do Instituto da Comunicação Social.

– Uma criança britânica de três anos, Madeleine, foi dada como desaparecida num complexo turístico na Praia da Luz, em Lagos, onde se encontrava de férias com os pais.

– Astrónomos norte-americanos anunciaram a descoberta do maior planeta extra-solar até então encontrado. Fica a 440 anos-luz da Terra.

2008 – A Marcha Global da Marijuana 2008 decorreu em 232 cidades do mundo, entre elas Lisboa, Porto e Coimbra, com o objetivo de pedir a regulamentação, legalização e consequente descriminalização do consumo das drogas leves

2009 – Morreu Dimas Pereira, fundador do Círculo Cultural de Setúbal em 1969, militante do PCP e resistente anti-fascista. Contava 87 anos.

– Marta Santos Pais foi nomeada representante especial do secretário geral das Nações Unidas para a área da Violência contra Crianças, cargo que ocupou durante três anos. A nomeação foi feita por Ban Ki Moon e equivaleu ao posto de secretária geral adjunta.

2013 – José Saramago foi o autor mais vendido na livraria do Pavilhão de Portugal, país convidado da Feira Internacional do Livro de Bogotá, seguido de Fernando Pessoa e Afonso Cruz

2014 – Morreu em Lisboa, vitima de doença prolongada aos 85 anos, Veiga Simão. Licenciado em Físico-Química pela Universidade de Coimbra e doutorado em Física Nuclear na Universidade de Cambridge, Veiga Simão foi professor e reitor da Universidade de Lourenço Marques na década de 1960. Foi o último ministro da Educação do Estado Novo e lançou uma profunda reforma no ensino, que ficou conhecida como a “reforma Veiga Simão”. Depois da revolução dos Cravos foi deputado socialista pela Guarda, ministro da Energia entre 1983 e 1985 no Governo de Mário Soares e ministro da Defesa Nacional entre 1997 e 1999 quando era primeiro-ministro António Guterres.

2016 – Decorreram buscas às SAD do União de Leiria, Sporting e Benfica e aos estádios de futebol de Braga e Leiria. A Policia Judiciária procurou contratos de jogadores russos que foram comprados ao clube de Leiria.

2017 – Uma adolescente de 14 anos, deu entrada no Hospital de São João, Porto, com “sinais de automutilação” e a Polícia Judiciária concluiu que o caso estava relacionado com o jogo Baleia Azul.

================.

Este é o centésimo vigésimo terceiro dia do ano. Faltam 242 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “A maior das homenagens que podemos prestar à verdade é utilizá-la”. Ralph Waldo Emerson (1803-1882), escritor norte-americano.

Marcado como