Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Liqquid Grooves

14:00 15:00

Atual

Liqquid Grooves

14:00 15:00


EFEMÉRIDES: 28 DE NOVEMBRO – O LEIXÕES FAZ 112 ANOS

Escrito por em Novembro 28, 2017

EFEMÉRIDES

28 de novembro

1520 – O navegador Fernão de Magalhães atingiu o Oceano Pacífico.

1905 – Foi fundado o Leixões Sport Clube. Apesar de ser um clube com diversas modalidades e com vasto e rico historial há três delas que se destacam das restantes: o futebol, o voleibol e a natação. No que diz respeito ao futebol possui no seu historial grandes êxitos, dos quais se destaca uma vitória na Taça de Portugal, frente ao Futebol Clube do Porto, no ano de 1961, várias presenças na Taça UEFA e uma presença na Taça da Taças, onde chegou até aos quartos de final da competição. O Leixões é ainda conhecido pelo seu grande número de adeptos. A média de adeptos, por jogo em casa, é de 4 a oito mil, e é considerado por muitos, um dos maiores clubes ao nível do desporto nacional. Refira-se ainda, que o Leixões possui uma filial no Luxemburgo, com o nome de Leixões do Luxemburgo formada por emigrantes adeptos do clube de Matosinhos.

1917 – Travou-se o combate de Negomano, em Moçambique entre forças alemãs e o Corpo Expedicionário Português, que causou a morte a 19 soldados europeus e 208 africanos.

1944 – Portugal e os Estados Unidos redediniram o acordo para a utilização militar da base das Lages, na Ilha Terceira, nos Açores.

1975 – O VI Governo Provisório, liderado por Pinheiro de Azevedo, prometeu o direito de reserva aos donos das terras que tinham sido expropriadas.

– A Fretilin proclamou a independência de Timor-Leste.

1978 – Morreu o antigo jogador internacional de futebol Fernando Peyroteu. Formou com Albano, António Jesus Correia, José Travassos e Vasques os famosos Cinco Violinos do Sporting. Nasceu a 10 de março de 1918 em Humpata, em Angola e o desde cedo se revelou como marcador de golos ao serviço do Sporting de Luanda.Com apenas 19 anos, chegou a Lisboa, em 1937 e não assinou logo contrato, dando apenas a sua palavra de honra em como jogaria no Sporting. Estreou-se com a camisola dos “leões” a 12 de setembro de 1937, nas Salésias, frente ao Benfica, numa partida da Taça de Preparação, uma prova já extinta. O Sporting venceu por 5-2 e Peyroteu marcou dois. Foi por seis vezes o melhor marcador no campeonato nacional, prova em que apontou 332 golos, em 197 jogos realizados.

1994 – Os noruegueses rejeitaram, em referendo, a adesão à União Europeia.

2000 – A Holanda despenalizou a eutanásia.

2001 – Morreu, aos 73 anos, o musicólogo Nuno Barreiros.

2004 – Jerónimo de Sousa foi eleito secretário-geral do PCP, durante o XVII Congresso do partido.

2005 – O Relatório do Departamento de Segurança do Ministério da Educação revelava um aumento significativo da violência em meio escolar no ano letivo de 2004/2005, com mais de 1.200 casos registados.

2006 – O padre jesuíta Luis Archer, pioneiro da biogenética em Portugal, recebeu na Universidade Católica, o Prémio de Cultura Manuel Antunes.

2010 –O site WikiLeeaks iniciou a publicação de centenas de milhares de documentos do Departamento de Estado, com apreciações privadas e diretas de lideres e governos estrangeiros.

2012 – A comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas aprovou, por unanimidade, uma alteração à proposta de Lei do Governo que estabelecia normas para o acesso à profissão de taxista, tornando obrigatório para aqueles profissionais, estarem sempre munidos de dinheiro para trocos.

2013 – O Ministério Público acusou de homicídio negligente uma enfermeira do Hospital de Braga, que fora responsável por um “erro de programação” do equipamento de fototerapia, de que resultou a morte de um paciente de 61 anos.

2014 – Cientistas descobriram que as chamadas Cinturas de Van Allen, duas zonas de radiação fervilhantes que rodeiam a Terra, constituem uma barreira quase impenetrável e que impede os eletrões mais rápidos e energéticos de chegar à Terra.

2016 – Um edifício que estava em obras de reabilitação na rua Alexandre Herculano, em Lisboa, desmoronou-se, o que causou a morte aos dois trabalhadores que estavam na obra.

……………………

Este é o tricentésimo trigésimo segundo dia do ano. Faltam 33 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Não me venham com conclusões! A única conclusão é morrer” Fernando Pessoa/Álvaro de Campos (1888-1935) poeta português.