Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


EFEMÉRIDES: 29 DE NOVEMBRO -GEORGE HARRISON MORREU HÁ 16 ANOS

Written by on Novembro 29, 2017

EFEMÉRIDES

29 de novembro

Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano.

1807 – As forças francesas entraram em Lisboa e a regência foi substituída pelo poder da Junta do chamado El-Rei Junot.

1926 – O general Óscar Carmona assumiu a Presidência, no âmbito da Ditadura Nacional saída do Golpe de 28 de maio.

1947 – A ONU aprovou o plano de divisão da Palestina em dois territórios, um judaico e outro palestiniano, dando assim origem à criação do Estado de Israel, no ano seguinte.

1962 – A França e o Reino Unido estabeleceram o acordo para a construção do avião supersónico Concorde.

1973 – A Cimeira Árabe aprovou a resolução para o embargo de petróleo a Portugal. Em causa, estava a guerra em África.

1990 – O Conselho de Segurança da ONU aprova a resolução 678 que autorizava o recurso à força para obrigar o Iraque a retirar do Kuwait, até 15 de janeiro.

2000 – Votação final do Orçamento de Estado para 2001. O documento foi aprovado com a abstenção do deputado independente, ex-CDS/PP, Daniel Campelo e ficou conhecido como o “Orçamento do Queijo Limiano”

2001 – Morreu o músico britânico George Harrison, aos 58 anos. Foi um dos  cofundadores dos Beatles.

2004 – O Grande Prémio EDP de Artes Plásticas foi atribuído ao poeta, escritor e artista plástico Mário Cesariny.

2005 – Morreu Manuel de Brito, aos 77 anos. Era o mais antigo galerista português, fundador da Galeria 111, em Lisboa, importante colecionador e dinamizador da arte portuguesa contemporânea.

2006 – Morreu José Matias Poeta, com 47 anos. Historiador e cinéfilo, foi um dos principais animadores do antigo Festival de Cinema da Figueira da Foz e

– Os ministros da Cultura da CPLP assinaram um acordo na área do cinema e audiovisual.

– Um Estudo da Organização Mundial de Saúde garantia que a mortalidade causada pelo tabaco aumentaria mais de 53 por cento no mundo até 2030, com 8,3 milhões de óbitos, contra 5,4 milhões em 2005.

– O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, foi eleito “Europeu do Ano 2006” numa iniciativa promovida pelo semanário European Voice.

2007 – Os ministros dos Transportes e das Telecomunicações da União Europeia aprovaram o projeto de sistema de navegação por satélite Galileo, com o voto contra da Espanha

2008 – O escritor António Lobo Antunes recebeu, na cidade mexicana de Guadalajara, o Prémio Literatura em Línguas Romances 2008, no primeiro dia da XXII Feira Internacional do Livro, que tinha Itália como país convidado

2009 – Realizou-se a Cimeira Ibero-Americana no Estoril. A crise económica mundial, a conferência do clima de Copenhaga, a pobreza, a inovação e a situação política nas Honduras dominaram os trabalhos da reunião.

– Suíça referendou os minaretes. Vitória folgada da proibição de construção de minaretes nas mesquitas do país, foi levada à votação popular por iniciativa da direita nacionalista. A ministra suíça das Relações Exteriores, Micheline Calmy-Rey, manifestou-se “chocada” com o resultado.

– Morreu Jorge Lopes, jornalista da RTP, aos 62 anos.

2015 – O xadrezista Timur Garayev, vencedor da edição de 2015 ano do Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz, foi espancado numa rua da cidade,

2016 – Ficou a saber-se que os trabalhadores que se queiram reformar no próximo ano terão de ter 66 anos e três meses. No mesmo campo, os portugueses que o queiram fazer antes da idade legal contam com um corte de 13,88%, devido ao fator de sustentabilidade.

===============.

Este é o tricentésimo trigésimo terceiro dia do ano. Faltam 32 dias para o termo de 2011.

Pensamento do dia: “Dizem que a guerra passa: esta minha passou-me para os ossos e não sai”. Fernando Assis Pacheco (1937-95), jornalista, poeta e escritor português.

Tagged as