EFEMÉRIDES: 28 DE ABRIL – DATA DE NASCIMENTO DO PINTOR JOSÉ MALHOA.
Escrito por ARCO em Abril 28, 2018
EFEMÉRIDES
28 de abril
Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho.
1855 – Nasceu nas Caldas da Rainha o pintor José Malhoa. Apenas com 12 anos entrou para a escola da Real Academia de Belas-Artes de Lisboa. Em todos os anos ganhou o primeiro prémio, devido às suas enormes faculdades e qualidade artísticas. Realizou inúmeras exposições, tanto em Portugal como no estrangeiro, designadamente em Madrid, Paris e Rio de Janeiro Foi pioneiro do Naturalismo em Portugal e integrou o Grupo do Leão. Destacou-se também por ser um dos pintores portugueses que mais se aproximou da corrente artística Impressionista. Foi o primeiro presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes e foi feito Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada Em 1933 ano da sua morte, foi criado o Museu de José Malhoa nas Caldas da Rainha. O seu conhecido “Casulo”, está restaurado e disponível para visita em Figueiró dos Vinhos, onde faleceu.
1886 – Foi inaugurado o Monumento aos Restauradores de 1640, em Lisboa.
1911 – O Juiz da 1.ª Vara Cível de Lisboa pronunciou sentença favorável ao requerimento que a médica Carolina Beatriz Ângelo apresentara, na comissão recenseadora do 2.º Bairro de Lisboa, pedindo para ser incluída nos cadernos eleitorais. Na sequência da decisão Beatriz Ângelo foi a primeira mulher a exercer o direito de voto em Portugal.
1945 – Registaram-se várias greves de trabalhadores rurais em Montemor-o-Novo, Ermidas-Sado e Almeirim, contra a falta de géneros alimentares e a subida dos preços.
– Mussolini e Clara Petaci foram executados no Lago Como, quando tentavam a fuga de Itália para a Suiça.
1974 – Mário Soares regressou do exílio, em França.
1989 – O tribunal de Bruxelas condenou 14 adeptos ingleses de futebol a três anos de prisão, por homicídio involuntário, nos incidentes do Estádio de Heysel, na Bélgica.
1993 — Os jornalistas portugueses põem fim ao boicote informativo às actividades do Parlamento.
1995 – A Procuradoria-Geral da República ordenou a reabertura do Caso Camarate.
2000 – O Estado português foi condenado na acção cível interposta pelos pais de uma criança morta no Aquaparque, em Lisboa, sete anos antes.
2005 – Foi aprovada a proposta de adaptação dos graus e diplomas do Ensino Superior nacional ao Processo Europeu de Bolonha.
2006- Morreu Victor Palla, 84 anos, arquitecto, pintor, fotógrafo, um dos projectistas dos primeiros snack-bares portugueses, co-autor de “Lisboa, Cidade Triste e Alegre”.
– A realizadora Teresa Villaverde Cabral, com o filme “Transe”, conquistou o Grande Prémio do Festival Caminhos do Cinema Português
2009 – O primeiro medicamento de raiz e patente portuguesas, o anti-epiléptico da Bial, foi aprovado pela Agência Europeia do Medicamento
2010 – Morreu no Porto, aos 75 anos, o antigo futebolista João Morais, autor do golo que deu a Taça das Taças ao Sporting em 1964
2012 – Morreu Francisco ‘Nóbrega’, antigo futebolista do FC Porto, aos 70 anos. Nasceu em Vila Real e somou quatro internacionalizações pelas “quinas”. Assumiu-se como titular dos “dragões”, depois deter estado um ano emprestado ao Tirsense e cumpriu 12 épocas consecutivas no FC Porto clube, ao serviço do qual conquistou a Taça de Portugal de 1967, numa final frente ao Vitória de Setúbal ganha por 2-1, em que apontou um dos golos.
2013 – O Ouriense conquistou o primeiro título nacional feminino de futebol da sua história, ao receber e bater o Albergaria por 1-0, em encontro da quinta e penúltima jornada da fase final do campeonato.
2014 – O Instituto Superior de Engenharia do Porto anunciou estar a desenvolver um sistema simples e portátil de detecção do cancro da mama que poderá vir a ser utilizado em centros de saúde ou consultórios médicos, sem recurso a biopsia.
2015 – Um estudo sobre a distribuição da riqueza em Portugal concluiu que há 1% de portugueses muito ricos. Esta pequena percentagem de pessoas será detentora de 21% da riqueza do país.
2017 – Uma rapariga de 18 anos foi encontrada com vários ferimentos junto à linha férrea do Algarve, em Albufeira, depois de seguir as regras do jogo “Baleia Azul” que incita jovens à automutilação e ao suicídio e ter, por isso, saltado de um viaduto.
=============.
Este é o centésimo décimo nono dia do ano. Faltam 247 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “Há pensamentos tão delicados que não deveriam ser pensados”. Novalis, pseudónimo de Friedrich Leopold von Hardenberg (1772-1801), poeta alemão.
José Malhoa