EFEMÉRIDES: 27 DE DEZEMBRO – DATA DA ASSINATURA DO TRATADO METHUEN
Escrito por ARCO em Dezembro 27, 2018
EFEMÉRIDES
27 de dezembro
1703 — Portugal e a Inglaterra assinaram o Tratado de Methuen que abriu as fronteiras às mercadorias inglesas e deu entrada aos vinhos portugueses em Inglaterra, com abatimento dos direitos.
1822 – Nasceu em Dole, na França o cientista Louis Pasteur.
1831 — Começou a viagem ao Pacífico do naturalista britânico Charles Darwin, a bordo HMS Beagle. A investigação levada a cabo esteve na base da teoria sobre a origem das espécies.
1900 – Começou a reforma sanitária de Ricardo Jorge, com a publicação do regulamento da organização geral dos Serviços de Saúde Pública.
1924 — O Governo da I República reconheceu a capacidade para “celebrar contratos colectivos de trabalho” a uniões, federações e associações de classes profissionais.
1927 – A fação de José Estaline prevaleceu no congresso dos sindicatos da URSS e Leon Trotsky foi expulso do Partido Comunista.
1937 – A famosa canção “Eu vou, eu vou, para casa agora eu vou” ecoou pela primeira vez, no Carthay Circle Theatre, em Hollywood, nos Estados Unidos. Era a estreia de “Branca de Neve e os sete anões”, a primeira longa-metragem animada da Disney.
1945 – Foi criado o Banco Mundial, no contexto dos acordos da Conferência de Bretton Woods.
1979 — A URSS invadiu o Afeganistão. O presidente do país, Hafizullah Amin, foi deposto, executado e substituído por Babrak Karmal.
1984 – Foram extintas a Companhia de Transportes Marítimos e a Companhia Nacional de Navegação.
1985 — Atentados à bomba nos balcões da companhia aérea israelita El Al nos, aeroportos internacionais de Roma e Viena, causaram a morte a 17 pessoas.
1993 – Xanana Gusmão, em carta enviada à Comissão Internacional de Juristas a partir da prisão, declarou-se cidadão português, denunciou as ligações do seu advogado às autoridades indonésias e pediu apoio internacional para anular o julgamento.
1995 – Morreu Henrique Constantino. Foi ministro do Equipamento Social do XIII Governo Constitucional.
2006 – Morreu o cantor norte-americano James Brown, aos 73 anos.
2008 – Morreu Carmen Radulet, docente romena e investigadora da literatura e história de Portugal, em Lisboa, com 58 anos, vítima de morte súbita.
2013 – O director de informação da RTP, Paulo Ferreira, apresentou a sua demissão à administração da empresa, que aceitou e convidou José Manuel Portugal para o cargo.
2015 – A polícia do Senegal deteve 11 pessoas por terem participado numa cerimónia simbólica que representava um casamento entre pessoas do mesmo sexo, prática que a legislação senegalesa ainda penaliza.
2016 – O regime especial de regularização de dívidas fiscais rendeu mais de 500 milhões de euros aos cofres do Estado.
2017 – Anna Muzychuk, bi- campeã mundial de xadrez, recusou participar no Campeonato Mundial que a realizar na Arábia Saudita, A xadrezista ucraniana recusou-se a vestir a abaya.
======================.
Este é o tricentésimo sexagésimo primeiro dia do ano. Faltam quatro dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “O maior mal não é o analfabetismo, é o iletrismo das classes dirigentes, dos próprios orgãos da opinião e das classes diplomadas”. Ricardo Jorge (1858-1939), médico, cientista, historiador e investigador português.