Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 26 DE SETEMBRO – DIA DO FARMACÊUTICO

Written by on Setembro 26, 2017

EFEMÉRIDES

26 de setembro

Dia do Farmacêutico, Dia Europeu para a Diversidade Linguística do Conselho da Europa e Dia Mundial da Contraceção.

1928 – Vinte e três países assinaram o Pacto da Sociedade das Nações, documento que considerava a guerra ilegal e que tinha como objetivo a resolução pacífica dos conflitos.

1937 – Morreu a cantora de “blues” Bessie Smith, vítima de um desastre de automóvel no Mississípi. Vários hospitais recusaram recebê-la, por ser negra.

1968 – Marcello Caetano foi nomeado presidente do Conselho de Ministros.

1974 – Uma corrida de touros no Campo Pequeno, presidida por António de Spínola e Vasco Gonçalves, sustentou as vaias da chamada Maioria Silenciosa.

1975 – O VI Governo provisório retirou ao COPCON “os poderes de intervenção para restabelecimento da ordem pública”.

1983 – Foi inaugurada, em Lisboa, a réplica da Pedra de Dighton, um rochedo de 40 toneladas no rio Taunton, nos EUA, que ostenta a inscrição do navegador português Miguel Corte Real.

1989 – Um avião que transportava os deputados portugueses João Soares, Nogueira de Brito e Rui Gomes da Silva, caiu na Jamba, em Angola.

1990 – Morreu o escritor italiano Alberto Moravia, autor de “La Ciociara”.

2002 – A Inspecção-Geral do Trabalho anunciou que irá multar os jornais e as empresas que violassem a lei e divulgassem anúncios de emprego que discriminem o sexo do trabalhador.

2003 — Saiu o primeiro número de O Inimigo Público, suplemento satírico do jornal Público.

– Morre o cantor e músico norte-americano Robert Palmer, aos 54 anos.

2006 – Um estudo do Conselho Europeu para a Segurança nos Transportes colocou Portugal em quarto lugar na lista dos países europeus que mais diminuíram o número de mortes na estrada no período compreendido entre 2001 e 2005.

– Johnson Controls comunicou aos trabalhadores o fecho das fábricas de Portalegre e de Nelas, enviando para o desemprego 830 trabalhdores.

2007 – Ficou a saber-se que a corrupção entre funcionários públicos e políticos em Portugal aumentou no ano anterior, colocando o país em 28.º lugar num ranking de 180 nações analisadas no relatório de 2007 da organização não-governamental Transparency Internacional. A Somália e a Birmânia foram considerados os países mais corruptos.

– Morreu Joaquim Magalhães Mota, no Hospital da Luz, vitima de doença prolongada.  Foi um dos três fundadores do PSD.

2008 – A UEFA apresentou em Bordéus o novo logótipo, amarelo e vermelho, e o novo nome da Taça UEFA, que se passou a chamar Liga Europa.

– Morreu o ator Paul Newman, vítima de cancro, aos 83 anos. Newman, lendária figura do cinema norte-americano, foi nomeado dez vezes para os Óscares da Academia de Hollywood e ganhou três estatuetas, uma das quais em 1987 pelo filme “A Cor do Dinheiro” e mais duas a título honorário.

– Foi criado o Comité Paralímpico de Portugal.

2010 – O antigo guarda-redes internacional português António Jesus morreu aos 55 anos, de ataque cardíaco à porta de sua casa, na cidade de Espinho.

2012 – Confrontos opõem a polícia e jovens encapuzados durante uma manifestação na praça Syntagma, em Atenas, contra um novo pacote de medidas de austeridade.

2014 – Os maços de tabaco em França deixaram de ter marca e os cigarros eletrónicos foram proibidos em alguns locais.

2015 – Lisboa juntou, em Conferência, elementos extremistas de direita oriundos de vários países.

2016 – Duas jovens ativistas de um movimento vegan deixaram-se marcar com um ferro em brasa, durante um protesto, em Paris

==============.

Este é o ducentésimo sexagésimo nono dia do ano. Faltam 96 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “A única sabedoria que uma pessoa pode esperar adquirir é a da humildade”. T. S. Eliot (1888-1965), poeta, ensaísta e dramaturgo inglês de origem norte-americana, Nobel da Literatura.