Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Liqquid Grooves

00:00 02:00

Atual

Liqquid Grooves

00:00 02:00


EFEMÉRIDES: 27 DE SETEMBRO – FAZ 102 ANOS QUE MORREU RAMALHO ORTIGÃO

Escrito por em Setembro 27, 2017

EFEMÉRIDES

27 de setembro

Dia Mundial do Turismo, Dia Mundial do Surdo

1597 – Um tremor de terra sacudiu Lisboa e destruiu grande parte da colina de Santa Catarina.

1810 – Travou-se a batalha do Buçaco. Portugueses e ingleses enfrentam as forças de Napoleão comandadas por Junot. Os invasores foram derrotados.

1915 – Morreu, em Lisboa, o escritor Ramalho Ortigão. Nasceu no Porto, passou fugazmente por Coimbra e ensinou francês no colégio da Lapa, que chegou a dirigir. Envolveu-se na Questão Coimbrã,  acabando por enfrentar Antero de Quental num duelo de espadas, a quem apodou de cobarde por ter insultado o cego e velhinho António Feliciano de Castilho. Reencontra em Lisboa o seu ex-aluno Eça de Queirós e com ele escreve o romance “O Mistério da Estrada de Sintra”, que marca o aparecimento do romance policial em Portugal. Tornou-se uma das principais figuras da chamada Geração de 70. Faleceu vítima de cancro, na sua casa da Calçada dos Caetanos, em Lisboa. Foi Comendador da Ordem Militar de Cristo e Comendador da Imperial Ordem da Rosa do Brasil. Além de bibliotecário na Real Biblioteca da Ajuda, foi Secretário e Oficial da Academia Nacional de Ciências, Vogal do Conselho dos Monumentos Nacionais, Membro da Sociedade Portuguesa de Geografia, da Academia das Belas Artes de Lisboa, do Grémio Literário, do Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro e da Sociedade de Concertos Clássicos do Rio de Janeiro. Em Espanha, foi-lhe atribuída a Grã-Cruz da Ordem de Isabel a Católica e foi membro da Academia de História de Madrid e da Sociedade Geográfica de Madrid Chegaram a ser impressas  duas notas de 50$00, chapa 6 e 6A de Portugal com a sua imagem.

1968 – Marcelo Caetano tomou posse como presidente do Conselho de Ministros, substituindo o ditador António de Oliveira Salazar.

1975 – Foram assaltadas as instalações da Embaixada de Espanha em Lisboa em protesto pela condenação à morte, pelo regime de Franco, de cinco separatistas bascos.

1984 – O Governo viabilizou a Lisnave, declarando-a em situação económica difícil.

1985 – Foi inaugurado o primeiro grande centro comercial em Portugal, o Centro Comercial das Amoreiras.

1993 – Morreu Ilda Pulga, aos 101 anos. Foi o  modelo do busto da República Portuguesa.

1996 – A escritora Maria Judite de Carvalho recebeu o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco, da APE, pelo livro “Seta Despedida”.

2000 – José Adriano Souto de Moura foi nomeado Procurador-Geral da República.

2003 – Foi inaugurado e Estádio Cidade de Coimbra, com um concerto dos Rolling Stones.

2004 — Foi instituído o Fundo dos Antigos Combatentes.

2005 – Morreu João Antunes Varela, aos 86 anos. Advogado, professor universitário, foi também ministro da Justiça entre 1954 e 1967.

2006 – Morreu Fausto Caniceiro da Costa, com 92 anos, poeta popular e humorista da Figueira da Foz.

2007 – Morreu, com 82 anos o treinador Rodrigues Dias, campeão nacional de futebol ao comando do Sporting na época de 1979/1980, O técnico, ao serviço dos “leões” venceu ainda a Taça de Portugal de 1977/78 e orientou jogadores como Inácio, Jordão, Manuel Fernandes e Artur Correia, numa carreira em que também passou pelo Vitória de Setúbal, Beira-Mar, Sintrense e Varzim.

2008 – A DECO convocou um boicote aos postos de combustível, que registou diferentes repercussões, com alguns postos quase desertos a contrastar com bombas onde não foi sentida qualquer diminuição de clientes.

2009 – Realizaram-se Eleições Legislativas em Portugal. O PS venceu, mas perdeu a maioria absoluta. O CDS de Paulo Portas, tornou-se a terceira força política, à frente do Bloco de Esquerda e do PCP.

2015 – Miguel Oliveira, em KTM, venceu o Grande Prémio de Aragão.

2016 – A NASA anunciou ter descoberto possíveis emissões de vapor de água gelada numa das luas de Júpiter.

=============.

Este é o ducentésimo septuagésimo dia do ano. Faltam 95 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “O desejo de se ter uma morte pessoal é cada vez mais raro. Mais algum tempo ainda e uma morte pessoal tornar-se-á tão rara como uma vida pessoal.” Rainer Maria Rilke (1875-1926), escritor alemão de origem checa.

Marcado como