Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Power Play

20:00 23:59

Current show

Power Play

20:00 23:59


EFEMÉRIDES: 24 DE JUNHO – DIA DE SÃO JOÃO

Written by on Junho 24, 2018

EFEMÉRIDES

24 de junho.

Dia de São João e Dia Nacional do Cigano.

Feriado Municipal em 32 municípios portugueses, Alcácer do Sal, Alcochete, Almada, Armamar, Arronches, Braga, Calheta, Castelo de Paiva, Castro Marim, Cinfães, Condeixa a Nova, Figueira da Foz, Figueiró dos Vinhos, Guimarães, Horta, Lourinhã, Mértola, Moimenta da Beira, Nelas, Porto, Porto Santo, Santa Cruz das Flores, São João da Pesqueira, Sertã, Tabuaço, Tavira, Terras do Bouro, Valongo, Vila do Conde, Vila do Porto, Vila Franca do Campo e Vila Nova de Gaia.

1128 – D. Afonso Henriques venceu as forças de D. Teresa, na Batalha de S. Mamede. A data assinala a fundação da nacionalidade portuguesa.

1833 – No contexto da Guerra Civil, O duque da Terceira desembarcou no Algarve, na Alagoa, mas apenas chegará a Lisboa um mês depois.

1875 – A França arbitrou, a favor de Portugal, o conflito com o Reino Unido sobre a soberania da baía de Lourenço Marques e os territórios a norte do Ambriz, na foz do Zaire.

1911 — Nasceu Juan Manuel Fangio, Venceu de cinco campeonatos do mundo de Fórmula 1 e deteve o recorde mundial deste desporto durante quase meio século, até ao aparecimento de Michael Schumacher.

1923 – Saiu o primeiro número do jornal português O Raio.

1926 — Os jornais portugueses passaram a inserir o aviso “Visado pela comissão de censura”, que se manteria até 24 de abril de 1974.

1928 — Começou o II Congresso Feminista Português, que decorreria até 28 de Junho.

1935 – Morreu Carlos Gardel, num acidente de avião.

1988 — Nasceu o primeiro bebé gerado em Portugal pelo método de transferência de gâmetas na trompa, método Gift, nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

1991 – Foi inaugurada a ponte ferroviária de S. João, no Porto, da autoria de Edgar Cardoso.

1992 – Hemofílicos portugueses, contaminados com o vírus da sida, por produtos administrados nos hospitais, processaram o Estado.

2004 – A seleção portuguesa qualificou-se para as meias-finais do Euro 2004 com a vitória sobre a seleção inglesa.

2006 – Vanessa Fernandes conquistou o terceiro título europeu consecutivo do triatlo.

2007 – O guitarrista Eurico Pereira venceu a Competição Internacional de Música de Londres 2007, uma iniciativa do Anglo-Czechoslovak Trust.

2008 – A proposta final de revisão do Código do Trabalho que o Governo enviou aos parceiros sociais deixou cair a alteração às normas relativas ao despedimento por inadaptação, que as centrais sindicais consideravam inaceitável.

2009 — Morreu Nuno Barreto, pintor, fundador da Academia de Artes Visuais de Macau, aos 69 anos.

2014 – A ANACOM proibiu os operadores de telecomunicações de qualificarem como ilimitadas as ofertas de internet, chamadas de voz e envio de mensagens quando na realidade aplicam restrições ou limites, e deu 90 dias às empresas para corrigirem a situação.

2016 – Militantes da organização terrorista Estado Islâmico invadiram várias aldeias e sequestraram quase mil pessoas em Aleppo.

2017 – Um líder do grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico e o seu assistente foram abatidos pela polícia iraquiana quando fugiam de oeste para este da cidade de Mossul através do rio Tigre

…………………………………………….

Este é o centésimo septuagésimo quinto dia do ano. Faltam 190 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “A câmara (de imagem) faz de cada pessoa um turista na realidade dos outros e, eventualmente, na sua própria realidade”. Susan Sontag (1933-2004), escritora e socióloga norte-americana.

 

Tagged as