EFEMÉRIDES: 25 DE JUNHO – COSTA MARTINS MORREU HÁ 2 ANOS
Escrito por ARCO em Junho 25, 2018
EFEMÉRIDES
25 de junho
Feriado Municipal em Cantanhede, Celorico de Basto em honra de São Tiago e Mira, onde se assinala o Dia de São Tomé.
1927 – Foi fundada a Associação Luis Braille.
1939 — A Académica ganhou a primeira Taça de Portugal, uma competição que veio substituir o denominado Campeonato de Portugal. No Campo das Salésias, em Lisboa, os estudantes de Coimbra venceram o Benfica por 4-3. Até à final a Académica afastou o Sporting da Covilhã, o Académico de Viseu e o Sporting e o Benfica levou a melhor sobre o Luso de Beja, o Nacional e o Porto. No jogo da final, apitado por António Palhinhas marcaram pelos estudantes Pimenta, Alberto Gomes e Arnaldo Carneiro (2) e pelos encarnados Rogério de Sousa (2) e Alexandre Brito.
1943 – Foi um dos dias mais negros da História Europeia. Entraram em funcionamento a quarta câmara de gás e o mais extenso crematório do campo de extermínio Auschwitz. As forças nazis admitiram ter uma “capacidade diária de processamento de 4.756 corpos”.
1948 – Morreu o escritor Bento de Jesus Caraça, matemático, professor universitário, militante comunista, dirigente do Movimento Nacional de Unidade Anti-fascista e do Movimento de Unidade Democrática.
1950 – Começou a Guerra da Coreia, com a invasão da Coreia do Sul pelas forças norte coreanas. As Nações Unidas condenam a ação.
1960 – A PIDE prendeu Agostinho Neto e Joaquim Pinto de Andrade, ambos fundadores e dirigentes do MPLA.
1962 – Foi criada a Frelimo, Frente de Libertação de Moçambique, presidida por Eduardo Mondlane, com a fusão de três movimentos de libertação, UDENAMU, MANU e UNAMI.
1967 – Os Beatles interpretaram “All you need is Love” pela primeira vez.
1975 – Moçambique tornou-se independente, sob a presidência do dirigente da Frelimo Samora Machel.
1988 – O TEUC, Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra, recebeu a Ordem do Infante D. Henrique.
1990 – Começou a Semana de Luta pelas 40 horas de trabalho semanais, lançada pelos sindicatos. Uma aspiração que, ainda hoje, não é integralmente cumprida.
1991 – Portugal e a Espanha assinaram, em Bona, o Acordo de Schengen, sobre a livre circulação dos cidadãos.
1996 – A Assembleia da República aprovou a proposta de Lei para o voto dos imigrantes nas eleições autárquicas.
– O Comité de Peritos da UNESCO atribuiu ao centro histórico do Porto a categoria de património mundial.
1997 — Morreu o oceanógrafo francês Jacques Cousteau, aos 87 anos.
2003 – O ministro português da Cultura demitiu, em bloco, o conselho de administração da Casa da Música, no Porto, e nomeou Manuel Alves Monteiro para a presidência da instituição.
– Foi destruída a última mina anti pessoal do arsenal português, nas oficinas Desmilitarização e Defesa.
2007 – Foi inaugurado o Museu Colecção Berardo de Arte Moderna e Contemporânea, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
– Portugal e a Argentina assinaram acordo para assegurar ligação aérea entre Lisboa e Buenos Aires, suspensa desde os anos 70.
2009 — Morreu Ruy Eugénio Pinto, pioneiro da Bioquímica em Portugal, aos 84 anos.
– Morreu Michael Jackson, cantor pop, aos 50 anos.
2012 – Morreu Júlio Montalvão Machado, fundador do PS, aos 83 anos
2014 – O Tribunal de Justiça da UE confirmou a imposição de uma multa milionária a Portugal por escolher a Portugal Telecom, para fornecedor de serviços universal sem respeitar o procedimento legal comunitário.
2016 – Morreu, aos 69 anos, o jornalista Costa Martins, figura marcante do desporto e da rádio. Começou pelo Clube Radiofónico de Portugal, nos Emissores Associados de Lisboa, onde em conjunto com Nunes Forte realizou o emblemático programa “Cantinho dos Doentes”. Ingressou na RDP em 1976, que abandonou em 2005.
2017 – A polícia turca utilizou balas de borracha para impedir os manifestantes de organizarem a marcha anual “Gay Pride” (Orgulho Gay) na praça Taksim, no centro de Istambul.
============.
Este é o centésimo septuagésimo sexto dia do ano. Faltam 189 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “De homem a homem verdadeiro, o caminho passa pelo homem louco”. Michel Foucault (1926-84), filósofo e historiador francês.
Costa Martins, voz emblemática do Clube Radiofónico de Portugal e depois da RDP.