Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


EFEMÉRIDES: 24 DE JANEIRO – HÁ DOIS ANOS, MARCELO FOI ELEITO À PRIMEIRA

Written by on Janeiro 24, 2018

EFEMÉRIDES

24 de janeiro

1556 – Um terremoto devastou a província chinesa de Shaanxi, causando 830 mil vítimas. Este foi um dos sismos mais fortes da história.

1921 – Realizou-se a Conferência dos países aliados a em Paris e estabeleceu que a Alemanha deveria pagar, em 42 prestações anuais, 226 milhões de marcos, pelas indemnizações da guerra.

1939 – Um terramoto causou mais de 10 mil mortes e destruiu a cidade de Chillan, no Chile.

1958 – Os Quarrymen, primeiro nome da banda de John Lennon e Paul McCartney, e que se apresentam no Cavern Club, em Liverpool. Mais tarde, já com o nome oficial de Beatles, fizeram mais de 250 apresentações nesta casa de shows.

1959 – O papa João XXIII anuncia a convocação de um Concílio Ecumênico.

1961 – Entrou ao serviço da carreira fluvial entre Lisboa e o Barreiro, o navio Estremadura. Com uma lotação de 1022 passageiros e com condições para fazer a travessia em 25 minutos, tempo inferior em 10 minutos ao praticado pelas outras embarcações.

1965 -No termo de uma agonia de nove dias que comeveu o mundo, morreu, em Londres, Sir Winston Churchill, estadista e historiador britânico. Foi o primeiro ministro daquele país durante o período da Segunda Guerra Mundial

1966 – Um avião da Air India chocou com o Monte Branco, na fronteira entre França e a Itália. Do acidente resultaram 117 mortos.

1967 – Foi publicado o decreto que tornou os castelos de Barbacena e de Caminha, Imóveis de Interesse Público.

1967 – Vastas regiões do Rio de janeiro e de São Paulo ficaram sem energia elétrica devido às chuvas torrenciais que caíram durante 4 dias. Automóveis e pessoas foram arrastados pelas águas em fúria. Morreram cerca de 700 pessoas.

1988 – Quinhentos anos após Bartolomeu Dias ter dobrado o Cabo da Boa Esperança, a caravela com o nome do navegador passou no mesmo local, na sua viagem evocativa da efeméride.

1995 – A Russia lançou, pela primeira vez na história, um foguete portador tipo Kosmos-3M com três austronautas, um russo, um norte americano e um sueco.

1998 – A trilha sonora do filme Titanic chegou ao topo da lista dos mais vendidos  nos Estados Unidos, e manteve a posição durante 15 semanas.

2013 – O vice-presidente da Fundação Ideas, vinculada ao PSOE, demitiu o diretor da instituição, Carlos Mulas Granados, um dos coautores do estudo do FMI sobre Portugal, depois de comprovar que recebeu por trabalhos que assinou com um pseudónimo.

2014 – Uma bomba artesanal explodiu, nas proximidades de uma igreja francesa em Roma, a poucas horas da visita do Presidente da França, François Hollande, ao Vaticano.

2015 – Paulo Macedo, à altura ministro da Saúde recusou considerar assustador o registo da Direção-Geral da Saúde que apontava para a ocorrência de 700 mortos nos primeiros 20 dias de janeiro nas urgências dos hospitais públicos.

2016 – Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito à primeira. Obteve 52% dos votos e  tornou-se no 20º Presidente da República portuguesa, o 5º desde o 25 de Abril de 1974, sucedendo a Aníbal Cavaco Silva.

2017 – O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, manifestou a sua preocupação com as questões sociais e considerou que todos os Estados-membro da União Europeia deveriam introduzir salários e rendimentos mínimos para os seus trabalhadores e desempregados.

………..

Este é o vigésimo quarto dia do ano. Faltam 341 dias para o final de 2018.

Pensamento do dia: “A história da oposição do homem à emancipação da mulher é, talvez, muito mais interessante do que a história da emancipação por si mesma.” Virgínia Woolf (1882-1941), escritora britânica.

Tagged as