Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Ecos do Bairro

19:00 20:00

Atual

Ecos do Bairro

19:00 20:00


EFEMÉRIDES: 23 DE SETEMBRO – O CLUBE DE FUTEBOL “OS BELENENSES” FAZ 98 ANOS

Escrito por em Setembro 23, 2017

EFEMÉRIDES

23 de setembro

1822 — A Assembleia Constituinte aprovou a primeira Constituição portuguesa, saída da Revolução Liberal de 1820, que haveria de ser jurada por D. João VI mais tarde, a 01 de outubro.

1846 – Foi descoberto o planeta Neptuno pelo astrónomo francês Urbain Jean Joseph Le Verrier e pelo astrónomo britânico John Couch Adams.

1848 – Começou a produção da pastilha elástica, nos EUA, com fins comerciais.

1913 – Roland Garros, piloto francês, efetuou a primeira travessia aérea do Mediterrâneo.

1919 – Foi fundado o Clube de Futebol “Os Belenenses”, em Lisboa. Para além dos 3 Campeonatos de Portugal e das 3 Taças de Portugal, a vitória no Campeonato Nacional, em 1945/1946, foi o momento mais significativo da sua história. Sobre “Os Belenenses” escreveu assim, um dia, o saudoso jornalista Homero Serpa. «Digamos que o Belenenses, parecendo uma inevitabilidade, nasceu de um impulso. Mas, mais do que ter vindo ao mundo numa maternidade ao ar livre, surpreendeu pela robustez e, sobretudo, pela determinação dos seus fundadores que enfrentaram o dédalo formado por más vontades, intrigas e ausência total de desportivismo de várias forças. Chegou ao desporto português à revelia dos interesses bizantinos de muitas e boas almas.” Para alguns, o clube ainda é considerado como “o quarto grande”.

1939 – Morre Sigmund Freud, o fundador da Psicanálise.

1973 – Morreu o poeta chileno Pablo Neruda, ex-diplomata e Prémio Nobel da Literatura em 1971. Em 1921 radicou-se em Santiago e estudou pedagogia e francês na Universidade do Chile. Em 1923 publica Crespusculário, no ano seguinte aparece pela Editorial Nascimento seus Vinte poemas de amor e uma canção desesperada, no que ainda se nota uma influência do modernismo. Posteriormente segue pelo vanguardismo com O habitante e sua esperança, Anéis e Tentativa do homem infinito. Em 1927 começa a sua carreira diplomática quando é nomeado cônsul em Rangum, na Birmânia. Conhece Garcia Lorcae e Rafael Alberti. Em 1935. Quando eclode a Guerra Civil espanhola foi destituído do cargo consular e escreve Espanha no coração. Mais tarde foi  eleito senador e publicou Canto Geral, em que adota uma intenção social, ética e política. Em 1952 publica Os Versos do Capitão e em 1954 As uvas e o vento e Odes Elementares. Construiu sua casa em Santiago, para se encontrar clandestinamente com sua amante Matilde, a quem havia dedicado Os Versos do Capitão. Em 1971 recebeu o Nobel de Literatura e foi convidado por Salvador Allende para ler para mais de 70 mil pessoas no Estádio Nacional de Chile. Morreu em Santiago, oficialmente, de cancro na próstata, mas fontes próximas, como o seu motorista e ajudante afirmam que terá sido assassinado. Depois do golpe militar liderado pelo ditador Pinochet, a sua casa foi saqueada e seus livros incendiados.

1988 – Rosa Mota, campeã mundial da maratona, conquistou a Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Seul.

1996 – Morreu a escultora Dorita Castel-Branco, aos 60 anos.

2002 – A Bélgica legalizou a eutanásia para doentes terminais sem cura. Foi o 10º país a regulamentar a prática de morte assistida.

2007 – Cerca de 20.000 pessoas, entre civis e monges, manifestaram-se em Rangum, a maior cidade da Birmânia, em apoio à líder da oposição Aung San Suu Kyi, acentuando a pressão sobre a Junta Militar no poder

– Morreu o mímico francês Marcel Marceau, conhecido em particular pelo seu personagem Bip, inspirado em Charlie Chaplin. Tinha aos 84 anos e atuou em Portugal, pela última vez, em 2003, ano em que anunciou o abandono dos palcos, após mais de 13 mil atuações

– Morreu aos 84 anos, devido a doença respiratória o jornalista Fernando Cerejo, antigo diretor adjunto de Programas da Antena 2.

2009 – O Pavilhão de Portugal instalado na Expo 2008, em Saragoça, foi distinguido com o prémio internacional de design “Red Dot Award”.

– O médico português Eduardo Barroso foi distinguido em Pequim pelo contributo nos domínios das doenças e da cirurgia hepáticas

2010 — Morreu Fernando Riera, treinador chileno de futebol que orientou o Benfica onde conquistou três títulos, mas também o Sporting, o FC Porto e o Belenenses. Foi ainda técnico do Boca Juniors e do Deportivo da Corunha.

2014 – Fernando Santos foi escolhido pela Federação Portuguesa de Futebol para ser o novo selecionador da equipa.

2015 – Bruxelas abriu uma investigação a 19 Estados-membros por violação do direito de asilo.

=============.

Este é o ducentésimo sexagésimo sexto dia do ano. Faltam 99 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “A morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do género humano. Por isso não perguntes por quem os sinos dobram. Eles dobram por ti”. John Donne (1572-1631), poeta e escritor inglês.

Marcado como