Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Via Aberta

20:00 23:59

Atual

Via Aberta

20:00 23:59


EFEMÉRIDES: 22 DE SETEMBRO – DIA EUROPEU SEM CARROS

Escrito por em Setembro 22, 2017

EFEMÉRIDES

22 de setembro

Dia Europeu Sem Carros

Feriado Municipal em Sardoal

1792 – Foi proclamada a primeira República Francesa.

1868 – Nasceu o médico Luís Agote, que viria a determinar o método para evitar a coagulação do sangue nas transfusões.

1942 – Foi publicado o primeiro número do vespertino Diário Popular. A publicação foi responsável pelo refrescamento da abordagem jornalística na reportagem dos grandes acontecimentos portugueses. No final dos anos 80, o Governo liderado por Aníbal Cavaco Silva iniciou a privatização dos jornais detidos directa ou indirectamente pelo Estado, e assim, o título e o parque gráfico do Diário Popular foram alienados pelo Estado, em separado. O jornal foi vendido ao grupo PEI, Projectos, Estudos, Informação, fundado por Pedro Santana Lopes e Rui Gomes da Silva, que detinha à época a revista Sábado, o jornal O Liberal, o jornal Record, também adquirido ao Estado e a Rádio Geste. A 28 de setembro de 1991, o Diário Popular cessa a sua publicação

1976 – Portugal foi admitido no Conselho da Europa.

1981 – Realizou-se a viagem inaugural do comboio TGV (Train à Grand Vitesse), entre Paris e Lyon.

1985 – Eclodiu um motim na prisão de Alcoentre, que foi dominado ao fim de algumas horas.

1992 – O padre Feytor Pinto foi nomeado alto comissário para o Combate à Toxicodependência.

2000 – Assinalou-se o primeiro dia Europeu Sem Carros. Em Portugal aderiram os concelhos de Aveiro, Beja, Évora, Leiria, Lisboa, Porto e Sintra.

2001 – Morre Gustavo Soromenho, aos 93 anos. Foi dirigente histórico socialista.

2003 – Entrou em vigor a nova Lei da Adoção.

– Na reunião da OCDE, em Lisboa, discutiu-se o “Governo eletrónico”.

2006 – O Governo espanhol decide atribuir o Colar da Ordem de Isabel a Católica ao presidente da República Portuguesa, Cavaco Silva, e a Grã Cruz da mesma ordem aos ministros dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, ao ministro da Economia, Manuel Pinho, e ao ministro da Ciência, Mariano Gago.

2009 –  Morreu Luís Sangareau, músico português, um dos primeiros bateristas de jazz no país, 85 anos.

2011 — Morreu Aristides Pereira primeiro presidente de Cabo Verde, aos 87 anos, nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

2012 – Cinco pessoas foram detidas durante os protestos junto ao Palácio de Belém, em Lisboa, onde estava reunido o Conselho de Estado para analisar o momento político.

2014 – Leonardo DiCaprio tornou-se Mensageiro para a Paz, das Nações Unidas.

2015 – O milionário Patrick Diahi, que preside à Altice, a dona da PT afirmou, em entrevista, que não gosta de pagar salários e quando o tem de fazer paga o mínimo possível.

2016 – Um funcionário da alfândega do aeroporto de Lisboa morreu, após ter sido encontrado inanimado no local de trabalho. O socorro demorou a chegar. A ambulância do INEM ficou retida para pagar o estacionamento.

===============.

Este é o ducentésimo sexagésimo quinto dia do ano. Faltam 100 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Não se luta apenas na esperança da vitória. É muito mais belo quando é inútil.” Edmond Ronstand (1868-1918), escritor francês.

Marcado como