EFEMÉRIDES: 22 DE JULHO – HÁ 3 ANOS A LIVRARIA LELLO PASSOU A COBRAR BILHETE AOS VISITANTES
Escrito por ARCO em Julho 22, 2018
EFEMÉRIDES
22 de julho
Feriado Municipal na Madalena, na Ilha do Pico, nos Açores e em Porto Moniz, na Madeira, onde se assinalam as festividades em honra de Santa Maria Madalena.
1894 – Nasceu oficialmente o desporto automóvel, com a realização da corrida Paris-Ruão, num percurso de 126 Km. Foram admitidos em competição todos os tipos de motor mas, após as eliminatórias apenas foram apurados carros a vapor e a gasolina. O primeiro carro a transpor a meta foi um Dion-Bouton a vapor, conduzido pelos seus seus próprios construtores, o conde Albert de Dion e Georges Bouton.
1933 – O aviador norte-americano Wiley Post terminou o primeiro voo solitário à volta do Mundo.
1946 – A Time publicou uma reportagem sobre a ditadura de Salazar e o Estado Novo à qual deu o título “Até Que Ponto O Melhor de Portugal é Mau”. Como seria expectável, a distribuição nacional da revista, foi obviamente proibida.
1951 – O general Craveiro Lopes foi eleito presidente da República pela União Nacional, o partido único dos tempos da ditadura. Todos os candidatos da oposição democrática foram afastados do ato eleitoral.
1974 – Foi criada a Confederação da Indústria Portuguesa.
1977 – Foi aprovada a Lei de Bases da Reforma Agrária, conhecida também por Lei Barreto, na altura ministro da Agricultura.
1981 – Mehmet Ali Agca, o extremista turco que atentou contra a vida do Papa em Roma, foi condenado a prisão perpétua.
1995 – Na altura recém criado, o Partido Português das Regiões realizou o seu primeiro congresso.
2004 – Durão Barroso foi eleito presidente da Comissão Europeia.
2007 – A soprano Lara Martins venceu o Concurso de Interpretação do Estoril, a que concorreram 22 músicos portugueses ou, residentes em Portugal.
2008 – João Vieira Pinto, na altura com 36 anos, anunciou o fim da sua carreira como futebolista, depois de um percurso que começou no Boavista e incluiu títulos pelo Benfica, Sporting e seleção de sub-20.
2010 – Entrou em vigor o novo regime especial para a contratação de médicos reformados que passou a definir as condições em que podiam ser contratados para trabalhar no Serviço Nacional de Saúde.
– Morreu aos 62 anos, o jornalista e político açoriano Jorge Cabral. Foi diretor do Correio dos Açores e também deputado autonómico eleito pelo PSD.
2013 – O Sporting conquistou a Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa, ao bater no jogo da final o Estoril por 7-6 no desempate por grandes penalidades, depois de uma igualdade e três golos no tempo regulamentar.
2014 – Rui Costa abandonou a Volta a França em bicicleta devido a ter contraído uma broncopneumonia.
2015 – A famosa livraria Lello, anunciou que passaria a cobrar bilhetes aos visitantes. Mesmo assim o preço dos bilhetes seria dedutível na compra de livros.
2016 – Um tiroteio num centro comercial de Munique, no sul da Alemanha, fez pelo menos nove mortos.
2017 – Em pré-campanha eleitoral autárquica André Ventura, o candidato do PSD, depois das críticas contra a comunidade cigana, que motivaram o abandono da coligação inicial por parte do CDS prometeu criar um “exército de protecção” para a cidade e transformar a Polícia Municipal nesse exército.
……………………
Este é o ducentésimo terceiro dia do ano. Faltam 162 dias para o final de 2018.
Pensamento do dia: “Prefiro acreditar sempre no melhor das pessoas. É uma atitude que evita muitos problemas” Rudyard Kipling (1865-1936), escritor britânico.
Livraria Lello