Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


EFEMÉRIDES: 22 DE DEZEMBRO – HÁ UM ANO, OS ANIMAIS DEIXARAM DE SER COISAS

Written by on Dezembro 22, 2017

22 de dezembro

1859 – Foram aprovados os estatutos da Companhia Real dos Caminhos-de-Ferro portugueses, a antecessora da CP.

1861 – D. Luís I foi aclamado Rei de Portugal, após a morte prematura de seu irmão D.João V, que não deixou descendência. Homem culto e de educação esmerada, tinha  grande sensibilidade artística, pintava, compunha e tocava violoncelo e piano. Poliglota, era fluente em várias línguas europeias. Durante o seu reinado devido à criação do imposto geral de consumo, que a opinião pública recebeu mal, originou-se o motim a que se chamou a Janeirinha e ocorreu a revolta militar promovida pelo Duque de Saldanha, que resultou na sua demissão e substituição por Sá da Bandeira. Foi também durante o reinado de D.Luis I, o “Popular”, que surgiu a Questão Coimbrã e são fundados alguns dos partidos políticos portugueses e foi realizada a Conferência de Berlim, da qual resultou a elaboração do “Mapa Cor de Rosa”. Do seu reinado merecem especial destaque o início das obras dos portos de Lisboa e de Leixões, o alargamento da rede de estradas e dos caminhos-de-ferro, a construção do Palácio de Cristal, no Porto, a abolição da pena de morte para os crimes civis, a abolição da escravatura e a publicação do primeiro Código Civil. Morreu subitamente no seu palácio de verão, na cidadela de Cascais e sucedeu-lhe o seu filho Carlos, sob o nome de Carlos I de Portugal. Jaz no Panteão Real da Dinastia de Bragança, no Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa.

1963 — O incêndio do navio de cruzeiro grego Lakonia, na Madeira, causou a morte de 150 pessoas. A embarcação navegava desde Southampton num cruzeiro de Natal por 11 dias. O comandante do navio era Mathios Zarbis, na altura com 53 anos e foi a última pessoa a abandonar o navio, ainda com vida. Antes da viagem se iniciar, o Lakonia tinha sido inspecionado pelo ministério dos transportes britânicos, que aprovou o navio. O incêndio terá começado no salão de beleza e rapidamente se estendeu às cabines.

– Realizou-se o primeiro concerto da banda britânica The Beatles em Liverpool.

1969 – Morreu o escritor José Régio. Como escritor é considerado um dos grandes criadores da moderna literatura portuguesa. Refletiu em toda a sua obra os problemas relativos ao conflito entre o Homem e Deus, o artista e a sociedade, o Eu e os outros. Construiu a sua poderosa arte poética e ficcional num tom misticista e num intimismo psicologista com que analisava a problemática das relações humanas e da solidão do individuo, procedendo ao mesmo tempo, a uma dolorosa autoanálise.

1975 – Terminou o sequestro de 20 horas dos delegados à Conferência da OPEP em Viena. Os raptores partiram num avião austríaco.

1983 – Tomou posse a Alta Autoridade contra a Corrupção, presidida por Costa Brás, criada para investigação de situações de corrupção e fraude na Administração Pública.

1988 – O filme “Os Canibais”, de Manoel de Oliveira, recebeu  o Prémio L’Age d’Or da Cinemateca de Bruxelas.

1999 – Os projetos de lei para a despenalização das touradas de morte em Barrancos foram “chumbados” no Parlamento.

2001 — Encerrou a iniciativa Porto 2001, Capital Europeia da Cultura.

2003 – “A Passagem da Noite”, do realizador Luís Filipe Rocha, foi eleito o melhor filme no Festival de Cinema Olympia, na Grécia.

2004 – Os arquivos de imagem da RTP passaram a ser propriedade do Arquivo Nacional de Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa.

2006 – A Associação da Imprensa Diária e a Associação Portuguesa da Imprensa Regional constituiram a Federação de Imprensa, que passou a representar cerca de três centenas de jornais.

– A Câmara do Porto aprovou a concessão da gestão do Teatro Rivoli ao produtor e encenador Filipe La Féria.

2007 – Os principais acionistas do Banco Comercial Português decidem apoiar a candidatura de Carlos Santos Ferreira, na altura presidente da Caixa Geral de Depósitos, à presidência do banco privado português.

2012 -A solidariedade dos portugueses foi a única marca positiva que os representantes do setor social destacaram em 2012, um ano negro assinalado pela obsessão de superação da dívida, o aumento do desemprego, da pobreza e da exclusão social.

2014 – Morreu Joe Cocker, aos 70 anos, após uma dura luta contra um cancro no pulmão”. O seu primeiro grande sucesso foi uma versão da canção “With a Little Help from My Friends”, dos Beatles gravada com o guitarrista Jimmy Page. Os grandes sucessos chegaram nos anos 80, com temas como “Don’t You Love Me Anymore”, “Up Where We Belong”, “You Are So Beautiful”, “When The Night Comes”, “Unchain My Heart” e “You Can Leave your Hat On”.

2016 – Os animais deixaram de ser considerados objetos à luz da lei, para passarem a ter um estatuto intermédio entre as coisas e as pessoas. O novo Estatuto Jurídico dos Animais juntou, nesta matéria, Portugal a países como a Austria, a França e a Suiça.

==================.

Este é o tricentésimo quinquagésimo sexto dia do ano. Faltam nove dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “O homem é um castelo feito no ar. Toda a realidade do seu corpo se firma na mentira da sua alma”. Teixeira de Pascoaes (1877-1952), escritor português.