Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 21 DE DEZEMBRO – HOJE É O DIA MAIS PEQUENO DO ANO

Escrito por em Dezembro 21, 2017

21 de dezembro

O Inverno chega às 16.28

“Este momento específico que marca o início do inverno chama-se de solstício de inverno. O momento em que o sol se encontra mais a sul dita o início do inverno no hemisfério norte e o início do verão no hemisfério sul. O dia do solstício de inverno é na verdade o dia mais curto do ano e, consequentemente, o dia que tem a noite mais longa do ano. A partir deste dia a duração do dia começa a crescer”

1470 – Os navegadores João de Santarém e Pedro Escobar descobriram a ilha de S.Tomé, ao largo da costa de África.

1805 – Morre o poeta Manuel Maria Barbosa du Bocage. Nascido em Setúbal, faleceu em Lisboa, aos 40 anos de idade. Apesar das inúmeras biografias publicadas após a sua morte, grande parte da sua vida permanece ainda desconhecida. Não se sabe que estudos completou, embora se deduza, pela sua obra, que estudou os clássicos e a mitologia grega e latina e que estudou também a língua francesa e o latim. A identificação das mulheres que amou, também se afigura duvidosa e discutível. Foi preso pela Inquisição e, na cadeia, traduziu poetas franceses e latinos. Da sua vasta obra destacam-se “A Morte de Dona Ignez”, “A Virtude Laureada” e “As Mágoas Amorosas de Elmano”.

1871 – Foi inaugurado, em Setúbal, o monumento a Bocage.

1898 – O elemento rádio foi descoberto pelos cientistas Pierre e Marie Curie.

1913 — Nasceram as Palavras Cruzadas, publicadas pela primeira vez no jornal “New York World”. O autor foi Arthur Wynne, um inglês emigrado nos EUA.

1975 – Onze delegados à conferência da OPEP, em Viena, foram mantidos como reféns por um comando palestiniano.

1988 – Ocorreu o atentado de Lockerbie. Um Boeing 747, da Panam, despenhou-se sobre aquela localidade escocesa. Morreram 275 pessoas.

1992 – Um avião da companhia holandesa Martinair despenhou-se ao aterrar no aeroporto de Faro, às 7.33, sob condições atmosféricas severas. Morreram 54 pessoas neste acidente. Era o voo Martinair MP 495, operado por um DC-10. A visibilidade era quase nula e a torre de controle informou a tripulação da tempestade próxima do aeroporto e da existência de água na pista. O avião acabou por aterrar com uma velocidade vertical excessiva, que excedia as configurações do fabricante. Com a violência da aterragem o trem principal de estibordo partiu-se e o tanque de combustível da asa direita explodiu. O DC-10 acabaria por se partir em dois e acabou imobilizado com a secção frontal de lado.

1995 -A cidade de Belém passou do controlo israelita para o palestiniano.

2004 – A atriz Glicínia Quartin recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Infante D.Henrique.

2006 – O governo aprovou a criação da “Associação na Hora”.

– Foi aprovado o decreto-lei que reforçou as condições de participação e integração social das pessoas com deficiência.

– O Cartão do Cidadão foi aprovado na Assembleia da República.

2007 – Vanessa Fernandes, campeã do Mundo de triatlo, foi escolhida pela imprensa estrangeira em Portugal como a personalidade do ano de 2007.

2010 – Morreu, aos 70 anos, Pôncio Monteiro, membro do Conselho Superior do FC Porto. Estava internado no Hospital de Santo António, no Porto, depois de ter sofrido um AVC.

2013 – Uma investigação da Universidade do Minho permitiu criar, a partir da borra do café, uma bebida com um teor alcoólico que a torna tão forte como vodka ou aguardente e que foi considerada pela revista “Time” como uma das 25 melhores invenções do ano

2014 – Um condutor atropelou vários peões, na cidade francesa de Dijon, enquanto gritava “Alá é grande” em árabe

– Adeptos do Futebol Clube do Porto foram agredidos dentro de um comboio que seguia do Porto para Braga, quando este parou no apeadeiro de Aveleda.

2015 – A candidata da Colômbia foi Miss Universo durante três minutos e viu a coroa de Miss Universo ir parar à cabeça de outra concorrente, uma filipina, depois do apresentador da cerimónia ter percebido que se tinha enganado a dizer os resultados.

2016 – O Presidente da República promulgou o Orçamento do Estado para 2017, entre outros motivos, por ter considerado que traduz “uma preocupação de rigor financeiro”, que no seu entender constituía “um compromisso nacional”.

===================.

Este é o tricentésimo quinquagésimo quinto dia do ano. Faltam 10 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “O pensamento crítico não se submete às ordens para integrar as fileiras que marcham contra um ou outro inimigo anunciado”. Edward W.Said (1935-2003), escritor e ensaísta de origem palestiniana.

Marcado como