EFEMÉRIDES: 2 DE MAIO – DIA MUNDIAL DA ASMA
Escrito por ARCO em Maio 2, 2019
EFEMÉRIDES
2 de maio
Dia Mundial da Asma
Feriado Municipal em Arouca, onde se celebra o culto da sua padroeira, a Rainha Santa Mafalda.
1518 – Morreu em Cloux, Leonardo da Vinci. Foi pintor, escultor, arquiteto, engenheiro e cientista do Renascimento italiano.
1945 – Berlim rendeu-se às forças soviéticas.
1962 – O Benfica sagrou-se bicampeão europeu em Amesterdão, ao derrotar no jogo da final o Real Madrid por 5-3. Até à final de Amesterdão, o Benfica deixou pelo caminho o Áustria Viena, o Nuremberga e o Tottenham. Ao leme dos encarnados estava o húngaro Bela Guttmann. Os golos do Benfica foram apontados por José Águas, Cavém, Coluna e Eusébio (2).
1982 – No decurso da guerra das Malvinas, submarinos britânicos torpedearam o cruzador argentino General Belgrano.
1983 – O tribunal de Vila Nova de Ourém condenou o espanhol Juan Fernandez Krohn a seis anos e meio de prisão, pela tentativa de assassínio do Papa João Paulo II em Fátima.
1984 – Portugal, Africa do Sul e Moçambique assinaram o acordo tripartido sobre a barragem de Cabora Bassa.
1988 – Durante a cimeira do Euro foi apresentada a nova moeda única europeia.
2004 – Foi inaugurada em Lisboa, no bairro de Chelas, a Avenida Francisco Salgado Zenha, combatente anti-fascista, fundador do Partido Socialista e ministro dos primeiros governos após o 25 de Abril de 1974.
2006 – Os filmes “Coisa Ruim” de Tiago Guedes e Frederico Serra e “Alice” de Marco Martins, venceram a 13ª edição do festival Caminhos do Cinema Português.
– A União Europeia colocou um ponto final na obrigatoriedade das autorizações de residência para cidadãos comunitários.
2007 – O Ministério da Saúde lançou a Plataforma Contra a Obesidade.
– O historiador José Mattoso recebeu o Prémio Troféu Latino 2007 da União Latina.
2008 – Uma batalha campal após o jogo da primeira divisão distrital de Santarém, entre o União de Almeirim e o Alcanenense resultou na suspensão de 26 jogadores e ainda de diversos dirigentes e treinadores.
2009 – Morreu Augusto Bual, aos 78 anos, dramaturgo brasileiro, embaixador da UNESCO para o Teatro.
2011 – Morreu no Paquistão Osama Bin Laden, líder da Al-Qaeda.
2014 – Um estudo da Universidade de Coimbra concluiu que a predisposição para a fraude académica no Ensino Superior em Portugal é maior nos estudantes do sexo masculino, com menor média e cujos agregados familiares têm rendimentos mais elevados.
2015 – O Futebol Benfica conquistou o primeiro campeonato nacional feminino de futebol da sua história, ao vencer em casa a Fundação Laura Santos por 5-1, na quinta e penúltima jornada do apuramento de campeão
2016 – O Papa Francisco afirmou no Vaticano, que a Igreja Católica não iria “tolerar” quaisquer abusos sobre menores e defendeu a necessidade de “punir” os abusadores.
2017 – Dez anos depois, Gonçalo Amaral, o ex-inspector da Polícia Judiciária que foi afastado da investigação do caso Maddie, voltou ao local do crime para apresentar novas revelações sobre o desaparecimento da menina britânica e falou abertamente de várias contradições do caso, defendendo a teoria da morte acidental de Maddie. Gonçalo Amaral defendeu que a menina morreu no apartamento e que depois os pais esconderam o seu corpo numa arca frigorífica, recordando que os cães da polícia britânica encontraram o odor a cadáver e a sangue dentro do apartamento e de um carro usado pelo casal. A seguir, de acordo com a versão que o ex-inspector apresentou, os McCann terão cremado a criança escondida no caixão de outra mulher britânica.
2018 – A nova lei da Proteção de Dados deixou preocupação nas empresas. As sanções a quem infringir as novas regras foram fixadas em valores que podem atingir os 20 milhões de euros ou 1% da faturação. O Estado, sem meios para fiscalizar, ficou isento de penalizações.
……………………………..
Este é o centésimo vigésimo segundo dia do ano. Faltam 243 dias para o termo de 2019.
Pensamento do dia: “No meio de uma grande alegria não prometas nada a ninguém. No meio de uma grande fúria não respondas a carta alguma”. Provérbio chinês.