Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 19 DE NOVEMBRO – ODIVELAS É CONCELHO HÁ 19 ANOS

Written by on Novembro 19, 2017

EFEMÉRIDES

19 de novembro

Dia Mundial da Filosofia e Dia Mundial do Xadrez.

Feriado Municipal em Odivelas e na Trofa

1807 – Tropas francesas comandadas pelo general Junot entram em Portugal, pela fronteira de Segura. Começam as invasões francesas que se inseram, por um lado, no plano de Napoleão para impor o Bloqueio Continental a toda a Europa para, derrotar o Reino Unido, no qual Portugal recusara participar e por outro lado, enquadra-se na dinâmica expansionista da França Napoleónica.

1846 – Foi fundado o Banco de Portugal com o decreto régio que determina a fusão do Banco de Lisboa com a Companhia de Confiança Nacional.

1962 – Foi inaugurado o Centro de Investigação do Instituto Calouste Gulbenkian.

1964 – A Reboleira, cidade jardim, como era descrita à época começava a ser uma realidade. Na edição do dia do Diário de Lisboa, publicava-se um anúncio que dava conta de que, “Nesta zona privilegiada (….) disporão os habitantes de todas as instalações públicas indispensáveis para a vida moderna. Dado que o custo das passagens não será superior ao dos transportes citadinos e que o tempo de percurso, cerca de 8 minutos é inferior ao gasto entre o centro da cidade e o os bairros habitacionais, viver na Reboleira é como viver no coração de Lisboa. O apeadeiro dos caminhos de ferro, em vias de acabamento, proporcionará cómoda e económica ligação ao centro da capital

1977 – Um Boeing 727 da TAP despenhou-se, ao tentar aterrar no aeroporto de Santa Catarina, no Funchal. Morreram 131 pessoas, naquele que foi,  o primeiro e único grande desastre sofrido pela transportadora aérea nacional. Devido à chuva intensa e vento forte  o voo TP 425, operado pelo Boeing 727 Sacadura Cabral, já tinha feito duas tentativas de aterragem e a terceira, que acabou por ser fatal era a última oportunidade, quando não o comandante João Costa teria de divergir para Las Palmas. Às 21.48 o avião aterrou já a meio da curta pista, deslizou pelas águas acumuladas, saiu da pista e caiu em cima de uma ponte partindo-se em dois. Após este acidente a pista do Aeroporto de Santa Catarina, atualmente Aeroporto Cristiano Ronaldo, foi aumentada duas vezes, uma ambição que os madeirenses, há muito vinham reclamando.

1981 – Portugal adotou o Código Europeu de Segurança Social.

1983 — Fortes chuvas provocaram inundações na região de Lisboa e causaram oito mortos e cerca de um milhar de desalojados.

1991 – Barros Moura, Raimundo Narciso e Mário Lino foram  expulsos do PCP por “atividades fracionárias”. O sindicalista José Luís Judas demitiu-se do partido.

1998 – Odivelas e Trofa passaram a ser sede de concelho. No que diz respeito ao Município de Odivelas, foi o culminar das freguesias da área sudoeste do concelho de Loures, que alegavam estar a ser prejudicadas pela má distribuição dos investimentos levados a cabo pelo Município de Loures. Criou-se um sentimento autonomista, que esteve na base do Movimento Odivelas a Concelho e que culminou com a criação do Município, com a publicação da Lei 84/98. Entre muitos outros, Jorge Mendes, Vitor Peixoto, Edgar Valles, Carlos Lérias, Oliveira Dias e José Barão das Neves estiveram na linha da frente para a criação do novo Município.

2002 – O petroleiro Prestige partiu-se em dois e afundou-se ao largo da Galiza. O derrame de fuel óleo aumentou de imediato.

2003 – Morreu o escultor e pintor português Jerónimo Brigas, aos 47 anos, em Salamanca.

– Foi inaugurado o Estádio Magalhães Pessoa, em Leiria.

2004 — A Federação Portuguesa de Andebol perdeu, por seis meses, o estatuto de utilidade pública.

2005 — Morreu José Azevedo, 80 anos, proprietário do Peter Café Sport, na Horta, Ilha do Faial.

2009 – O Governo proíbiu a cobrança de taxas em operações em ATM e em movimentos com cartões Multibanco.

– A fragata portuguesa “Álvares Cabral”, que se encontrava ao largo da Somália, impediu um ataque de piratas, numa operação que resultou na identificação de cinco suspeitos.

– Morreu Mário Barradas, ator e encenador, antigo diretor dos Serviços Culturais Gerais da Secretaria de Estado da Cultura, ex-presidente indigitado do Instituto Português das Artes do Espectáculo, Comenda da Ordem de Mérito, Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura, Medalha de Ouro da cidade de Évora. Tinha 78 anos.

2015 – Uma pessoa morreu e seis ficaram hoje feridas na sequência de um acidente entre um veículo ligeiro e um autocarro na Avenida da República, em Lisboa. O acidente ocorreu às 04h47  junto ao cruzamento com a Avenida de Berna, e a vítima mortal foi o condutor do autocarro, de 54 anos, que foi projetado para a via pública. Os ocupantes do veículo ligeiro que fugiram e abandonaram a viatura no local, foram posteriormente identificados pela PSP

============.

Este é o tricentésimo vigésimo terceiro dia do ano. Faltam 42 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Uma das grandes desvantagens da pressa é que nos faz perder demasiado tempo”. G. K. Chesterton (1874-1936), escritor britânico.

Tagged as