Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


EFEMÉRIDES: 18 DE NOVEMBRO – CEREJEIRA MORREU HÁ 88 ANOS

Written by on Novembro 18, 2017

EFEMÉRIDES

18 de novembro

Dia Europeu do Antibiótico

1783 – Foi criada a Lotaria Nacional, pela Misericórdia de Lisboa, concedendo 12% dos lucros aos Hospitais Reais dos Enfermos e dos Expostos.

1929 – Manuel Gonçalves Cerejeira foi designado Cardeal Patriarca de Lisboa. Diplomado em Teologia e em Ciências Histórico-Geográficas pela Universidade de Coimbra, na respetiva Faculdade de Letras obteve em 1919 o grau de doutor em Ciências Históricas, com a tese «Clenardo e a Sociedade Portuguesa do seu tempo». E até 1928 foi professor da Escola onde se graduara. Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada e com a Grã-Cruz da Ordem do Infante d.Henrique. Foi o Patriarca que dirigiu a Igreja Católica Portuguesa durante o Estado Novo; íntimo de Salazar, conheceram-se no Centro Académico de Democracia Cristã onde viveram cerca de 11 a, procurou salvaguardar e restaurar a condição que o Catolicismo perdera durante o regime republicano. Nesse sentido e a fim de apaziguar as tensas relações entre o Estado e a Igreja, foi um dos principais concorrentes e apoiantes para a assinatura da Concordata com a Santa Sé em 1940. Era apoiante do Estado Novo, fundado pelo seu amigo universitário Oliveira Salazar. Apesar dessa ligação houve grandes tensões na defesa de cada uma das suas posições: os interesses do Estado, por parte de Salazar e os da Igreja, por Cerejeira. Foi o criador do Seminário dos Olivais e da Universidade Católica Portuguesa. O seus restos mortais encontram-se no Panteão dos Patriarcas de Lisboa.

1936 – A Alemanha de Hitler e a Itália de Mussolini reconheceram o Governo espanhol do ditador Francisco Franco.

1978 – Suicídaram-se os 9000 membros do Templo do Povo, em Jonestown, Guiana, à ordem do “reverendo” Jones, líder da seita.

1987 – Um incêndio no metropolitano de Londres causou a morte de 30 pessoas e deixou 80 feridas.

2002 – O Governo português recusou a atracagem do petroleiro Prestige num porto nacional e proíbiu a entrada do navio em águas portuguesas.

– Morreu o pintor Rolando Sá Nogueira, aos 81 anos.

2003 – Morreu o jornalista e crítico de cinema Manuel Pereira, aos 47 anos. Era editor da TV Guia.

2005 – Uma explosão atingiu a patrulha da missão portuguesa no Afeganistão e causou a morte de um militar.

2006 – Entrou em vigor a nova lei sobre o transporte coletivo de crianças e jovens até aos 16 anos, que passou a obrigar os autocarros a ter cintos de segurança e tacógrafos.

– Morreu Maria João Fontaínhas, aos 38 anos. Atriz e encenadora, foi fundadora da Companhia de Teatro de Sintra.

2007 — Morreu o professor Silveira Machado, uma das figuras marcantes da cultura portuguesa em Macau, aos 89 anos, no Hospital Conde de São Januário. Foi professor, fundador e jornalista do semanário católico O Clarim, comentador e autor.

2008 – A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, perguntou se “não é bom haver seis meses sem democracia” para “pôr tudo na ordem”, a propósito da reforma do sistema de justiça. O Socialista Alberto Martins acusou a líder do PSD de revelar ausência de cultura democrática e cívica. Paulo Portas disse que Ferreira Leite não pode “suspender democracia” mas pode suspender pacto de Justiça com o PS. O secretário-geral do PSD, Luís Marques Guedes, afirmou que as declarações de Ferreira Leite foram “uma crítica à forma autoritária de governar” do Governo do PS

– Rui Pereira, na altura ministro da Administração Interna anuncia um protocolo de cooperação com o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, para prevenir os suicídios nas forças de segurança

2009 – A Selecção Portuguesa qualificou-se para o Mundial de Futebol 2010, na África do Sul, depois de vencer a Bósnia por 1-0.

2012- O português António Félix da Costa venceu a Taça Intercontinental da FIA em Fórmula 3, tornando-se assim o segundo português a vencer uma prova de Fórmula 3 em Macau, mas o primeiro a conquistar o título com as cores de Portugal. O português André Couto já tinha vencido em 2000, mas correu em representação de Macau.

2013 – Três reclusos perigosos evadiram-se do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco e  feriram três guardas prisionais durante a fuga.

2015 – Abdelhamid Abaaoud, alegado mentor dos atentados em Paris, foi abatido polícia francesa numa operação anti-terrorista.

2016 – Um grupo de cardeais manifestou publicamente preocupação com os ensinamentos do papa Francisco, acusando o pontífice de heresia.

============.

Este é o tricentésimo vigésimo segundo dia do ano. Faltam 43 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “A verdade que há em tudo é a verdade que o excede”. Fernando Pessoa/ Álvaro de Campos (1888-1935), poeta português.

Tagged as