EFEMÉRIDES: 12 DE JANEIRO – DATA DA FUNDAÇÃO DA ACADEMIA MILITAR
Escrito por ARCO em Janeiro 12, 2018
EFEMÉRIDES
12 de janeiro.
1837 – Foi fundada a Escola do Exército, a atual Academia Militar.
1959 – O general Humberto Delgado, candidato da Oposição Democrática às Presidenciais de 1958, pediu asilo político na Embaixada do Brasil em Lisboa.
1970 – Renderam-se os separatistas do Biafra, terminando assim a guerra civil nigeriana que se prolongava há 32 meses.
1976 – Morreu a escritora britânica Agatha Christie. Foi a criadora do inspetor Hercule Poirot e de Miss Marple.
1980 – Morreu o maestro e compositor Frederico de Freitas, com 77 anos.
1989 – Morreu David José da Silva Ferreira, aos 91 anos. Foi cofundador do grupo Seara Nova e autor da História Política da I República.
1996 – O Prémio Valmor foi atribuído ao complexo das Amoreiras, em Lisboa, um projeto do arquiteto Tomás Taveira.
1998 – Portugal e os restantes membros do Conselho da Europa aprovaram o diploma que proíbe a clonagem humana.
2003 — Morreu o cantor Maurice Gibb, com 53 anos. Foi cofundador dos Bee Gees.
2005 – O Parlamento Europeu aprovou o texto do Tratado Constitucional Europeu.
2006 – Morreu Maria José Salavisa, aos 80 anos. Foi arquiteta e pioneira do design de interiores em Portugal.
2009 – Cristiano Ronaldo, à altura jogador do Manchester United, foi eleito o melhor jogador do Mundo de 2008 pela Federação Internacional de Futebol. Foi o segundo português a ganhar o troféu, depois de Luís Figo, em 2001.
2010 – O Instituto Português de Oncologia do Porto realizou uma intervenção cirúrgica com aplicação de “um método inovador no tratamento do cancro”, em Portugal, a radioterapia intraoperatória.
2012 – A administração do grupo Impala, de Jacques Rodrigues, comunicou à redação da revista Focus o encerramento da publicação.
– A televisão digital terrestre arrancou ao desligar-se do emissor analógico de televisão de Palmela.
– Morreu João Alves das Neves, jornalista e escritor, em Pisão de Coja, sua terra natal, no concelho de Arganil. Tinha 85 anos.
2014 – A comissão política do líder do CDS, Paulo Portas, foi eleita com 85,9 por cento dos votos, tendo elegido 58 dos 70 membros do Conselho Nacional.
2015 – O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, apresentou formalmente o pedido de demissão do cargo, depois da eleição do novo líder do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque.
– Cuba concluiu a libertação “humanitária” de 53 presos que figuravam numa lista entregue por Washington, que designava estes detidos como prisioneiros políticos.
– Cristiano Ronaldo conquistou pela terceira vez a Bola de Ouro, prémio atribuído pela revista francesa France Football e a FIFA ao melhor jogador do ano.
2016 – Uma explosão no centro histórico de Istambul, na Turquia, durante provocou a morte de dez pessoas
2017 – O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou, ao telefone, com o Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Foi um telefonema onde foi abordado o relacionamento histórico bilateral e o acordo para a utilização da base das Lajes.
============================.
Este é o décimo segundo dia do ano. Faltam 354 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “A vida não é um problema que possa resolver-se dividindo a luz pela escuridão ou os dias pelas noites, mas sim uma viagem imprevisível entre lugares que não existem”. Stig Dagerman (1923-54), escritor sueco.