Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

24.7

13:00 14:00

Atual

24.7

13:00 14:00


EFEMÉRIDES: 1 DE OUTUBRO – DATA DA MORTE DE LUISA TODI

Escrito por em Outubro 1, 2017

EFEMÉRIDES

1 de outubro

Dia Internacional das Pessoas Idosas, Dia Mundial da Música, Dia Nacional da Água, Dia Mundial do Vegetarianismo e Dia Europeu da Depressão:

1833 – Morreu a cantora lírica Luísa Todi. Começou a sua carreira pelo teatro musical, aos catorze anos, no Teatro do Conde de Soure, no Tartufo, de Molière. Com a sua irmã mais velha, Cecília Rosa de Aguiar. Em 1777 partiu para Londres, para actuar no King’s Theatre e um ano depois, já estava em Paris. Seguiu-se Turim, onde assinou um contrato como prima-dona, nima altura em que já era já considerada pela crítica como uma das melhores vozes de sempre. Brilhou ainda na Alemanha, Áustria e  Rússia, Á sua cidade natal, Setúbal, erigiu um monumento com a sua efígie e deu o seu nome a uma das principais artérias da cidade, a Avenida Luísa Todi.

1908 – O Ford T, primeiro automóvel produzido em série, começou a ser vendido nos EUA.

1914 — Desembarcou em Moçâmedes a primeira expedição a Angola, comandada pelo coronel Alves Roçadas.

1936 – O líder da revolta antidemocrática espanhola Francisco Franco, foi nomeado Chefe de Estado.

1949 – Mao Tse Tung proclamou a República Popular da China.

1960 – A Nigéria proclamou a sua independência.

1969 – O Concorde atravessou a barreira do som pela primeira vez.

1970 – Foi criada, na clandestinidade, a Comissão Organizadora da CGTP-Intersindical, com base nos sindicatos dos Caixeiros, do Pessoal da Indústria, dos Operários Metalúrgicos e dos Empregados Bancários.

1979 – Entrou em vigor o Estatuto do Jornalista, Lei 62/79, de 20 de Setembro.

– Começou a publicar-se o vespertino lisboeta “A Tarde”, que sucedeu ao extinto “Jornal Novo”.

1985 – Aviões de guerra israelitas atacam o quartel-general da OLP em Tunes.

1989 – A atleta portuguesa Rosa Mota venceu a primeira edição da minimaratona feminina de Tóquio.

1993 – A estátua de D. Afonso Henriques, da autoria do escultor José Cutileiro éfoi colocada nos jardins do Palácio de Versalhes.

2005 – Atentados em Bali, na Indonésia, causaram 26 mortos e perto de 30 feridos.

2007 – Centenas de polícias da PSP concentraram-se no Parque das Nações para exigirem melhores regalias sociais

– Portugal ficou em 19.º lugar numa análise ao sistema de saúde mais amigo do consumidor entre 29 países europeus, segundo os resultados do Índice Europeu do Consumidor de Serviços de Saúde.

– O Centro de Saúde de Viana do Castelo tornou-se o primeiro do país a efetuar Interrupções Voluntárias de Gravidez  através de medicamentos.

– Morreu Vasco da Gama, empresário e ex-presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, vítima de doença.

2009 – Dez arguidos foram formalmente acusados pelo Ministério Público de burla e falsificação de documentos no caso da compra de submarinos ao consórcio alemão German Submarine Consorcium, efetuada pelo Estado em 2004, altura em que Paulo Portas, do CDS, era inistro da Defesa.

– O Leixões tornou-se o terceiro clube a abandonar a direção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional depois da eleição de Hermínio Loureiro para a presidência, a seguir ao Sporting e ao Boavista, todos eles em protesto quanto às arbitragens.

– Morreu aos 9 anos, Guilherme Luís, um dos maiores símbolos da Académica de Coimbra desde os anos de 1950.

2011 — Morreu Linda Silva, atriz, membro da direção da Casa do Artista, aos 69 anos, em Lisboa.

2012 – Morreu Jorge Nascimento Fernandes, biólogo, aos 69 anos, vítima de doença prolongada.

2015 – O ministro do Interior alemão exigiu aos refugiados que passassem a respeitar a cultura e as leis dos países de acolhimento.

2016 – Soube-se, em notícia publicada pelo Público, que Cavaco Silva teria declarado dados errados  e por isso, pago apenas metade do IMI devido, durante 15 anos, relativamente a uma habitação de sua propriedade em Albufeira.

==========

Este é o ducentésimo septuagésimo quarto dia do ano.

Faltam 91 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Bem-aventurado o que emprega a energia na realização das tarefas que a vida impõe, sem se preocupar com o resultado”. Ludwig Von Beethoven (1770-1827), compositor alemão.

Marcado como