Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mundo NAF

20:00 23:59

Atual

Mundo NAF

20:00 23:59


EFEMÉRIDES: 2 DE OUTUBRO – DIA DO ANIMAL

Escrito por em Outubro 2, 2017

EFEMÉRIDES

2 de outubro

Dia Mundial da Não Violência, Dia do Animal.

Feriado Municipal em Gondomar e em Vieira do Minho ( são feriados que se assinalam em data móvel, na segunda-feira após o primeiro domingo de outubro)

1925 – Nasceu em São João do Peso, em Vila de Rei, o escritor José Cardoso Pires, autor de “O Anjo Ancorado”, “Alexandra Alpha”e “O Delfim”, entre outros. Cedo veio para Lisboa, onde frequentou o Liceu Camões e se licenciou em Matemáticas Superiores na Faculdade de Ciências  Alistou-se na Marinha Mercante, como praticante de piloto sem curso, actividade que abandona compulsivamente, «suspeito de indisciplina e detido em viagem do navio Niassa», conforme auto da Capitania do Porto de Lisboa, datado de 1946. Optou pelo jornalismo e veio a assumir a direcção das Edições Artísticas Fólio, onde Aquilino Ribeiro publicou O Retrato de Camilo. Unanimemente considerado um dos maiores escritores portugueses do século XX,  a sua carreira literária está marcada pela inquietação e pela deambulação. Autor de dezoito livros, publicados entre 1949 e 1997, não se identifica com nenhum grupo, nem se fixa em nenhum género literário, apesar de ser considerado sobretudo como um romancista.

1977 – A violetista portuguesa Anabela Chaves conquistou o primeiro prémio do Concurso Internacional de Genebra.

2003 – O Governo português aprovou a criação da Entidade Reguladora de Saúde.

2004 – Morreu José Fialho Gouveia, aos 69 anos, profissional de televisão e rádio, apresentador, co-autor de programas emblemáticos como “Zip-Zip”, “Pirâmide” ou “A Visita da Cornélia”. Foi pioneiro da televisão em Portugal.

– A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa iniciou a comercialização de apostas no Euromilhões.

2006 – A Assembleia Legislativa da Madeira escusou-se a dar parecer à proposta de Lei das Finanças Regionais, enquanto, no Continente, o ministro das Finanças sustentou que os níveis de desenvolvimento da Madeira justificavam a revisão das transferências a receber do Orçamento do Estado e garantiu que não se iria deixar demover por ações do Governo regional.

2008 – O Governo aprovou a criação do Observatório do Tráfico de Seres Humanos, cuja missão é recolher, tratar e difundir informação sobre tráfico de pessoas e formas diversas de violência de género

2009 – A cidade brasileira do Rio de Janeiro foi escolhida para sede dos Jogos Olímpicos 2016.

2014 – Foi apresentado em Coimbra o PDR- Partido Democrata Republicano, que segundo o seu líder, Marinho Pinto se destinaria a “combater a direita selvagem” com “medidas efetivas”

============.

Este é o ducentésimo septuagésimo quinto dia do ano. Faltam 90 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “…Como um dinossauro às portas da morte que repousa na lama, a linguagem pereceu”. J.M.Coetzee (1940), escritor sul-africano, Nobel da Literatura 2003.

Marcado como