Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


CONTROLO DA LAGARTA DO PINHEIRO

Escrito por em Janeiro 31, 2020

A processionária ou lagarta do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff) é um inseto desfolhador dos pinheiros e cedros em Portugal. É um inseto endémico e a severidade dos ataques depende do seu nível populacional que é influenciado principalmente pelas condições meteorológicas (temperatura e insolação).

Estas lagartas, a partir de novembro-dezembro, desenvolvem pêlos urticantes que provocam alergias na pele, nos olhos e no aparelho respiratório dos seres humanos e animais.

A Câmara Municipal de Odivelas informa que foram efetuados tratamentos preventivos em vários pinheiros para controlo da processionária do pinheiro no Concelho de Odivelas, no entanto é possível que possam surgir lagartas inclusive nos pinheiros tratados.

Estando a decorrer o período do ano em que as lagartas começam a descer das árvores em direção ao solo, que pode ir até março/abril, recomenda-se:

Se encontrar ou avistar lagartas em espaços públicos: • Afaste-se e entre em contacto com a Divisão de Espaços Verdes indicando a localização; • Nas escolas e outros locais onde estejam presentes crianças, impeça, sempre que possível, o seu acesso à zona das árvores atacadas, sobretudo na altura em que as lagartas descem da árvore; • Se costuma passear o seu animal de estimação em jardins com pinheiros, certifique-se que o seu animal não entra em contacto com as lagartas, impedindo o seu acesso à zona de árvores atacadas; • Em caso de aparecimento de sintomas de alergia consulte de imediato o posto médico mais próximo;

Em propriedade privada: • Em área florestal (que não seja sua propriedade) afaste-se; • Se encontrar a lagarta na sua propriedade, deve tomar as medidas necessárias e recomendadas para controlar ou eliminar a sua presença, evitando a sua dispersão.

Para mais informação e esclarecimentos poderá contactar a Divisão de Espaços Verdes através do nº de telefone 219320340 ou pelo endereço eletrónico: geral@cm-odivelas.pt.