Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


CDS Odivelas suspende atividade pela morte de Adriano Moreira

Escrito por em Outubro 25, 2022

 

CDS Odivelas suspendeu atividade política durante 3 dias em virtude da morte de Adriano Moreira

Odivelas 24 Outubro 2022 – Comissão Política Concelhia de Odivelas do CDS-PP suspendeu hoje e até ao próximo dia 26 de Outubro toda a atividade política em que está envolvida em virtude do falecimento do Senhor Professor Adriano Moreira, Presidente honorário do CDS-PP desde 2019.

Encontrando-se o próprio Partido de luto a nível nacional pela perda do seu ex-Presidente entre 1986 e 1992, entendeu o Presidente da CPC Odivelas e Deputado municipal eleito pelo CDS-PP, Dr. João Pedro Galhofo, cessar imediatamente a atividade político- partidária centrista no Concelho de Odivelas, só regressando à mesma no próximo dia 27 de Outubro após as cerimónias fúnebres do Professor Adriano Moreira que começam hoje na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos.

A decisão tomada funda-se no profundo respeito pessoal, académico e político pela figura tombada a par da solenidade que a ocasião representa para o nosso Partido. uma vez que é amplamente consensual que Adriano Moreira foi figura maior para todos os centristas odivelenses enquanto Pilar humano da Democracia Cristã em Portugal e referência extraordinária do Humanismo personalista.

“Tive sempre no Prof. Adriano uma referência ética, académica e política. Admirava-o enquanto Professor, que sendo da minha Alma Mater- FDUL- fundou a sua própria com mestria, o ISCSP, o qual tornou numa das maiores instituições de ensino do País, dotada de grandes vultos académicos. Admirava-o enquanto Político e sobretudo enquanto Conselheiro das horas difíceis do CDS, era uma figura imprescindível do meu Partido, do qual nunca abdicámos e do qual nunca abdicaremos. Foi sem dúvida um dos mais singulares políticos portugueses do Séc.XX em muito devido aos seus desencontros com a História. Sempre achei que teria sido um óptimo PR, o que nunca desejou, mas aconselhou sabiamente o atual no último mandato, tendo sido a par de António Lobo Xavier o último Conselheiro de Estado indicado pelos democratas-cristãos. Hoje é, de facto, um dia triste para os democratas-cristãos e em particular para mim. O Prof. Adriano deu-me a honra de aceder a todos os convites que lhe dirigi com a simplicidade dos magnânimos. Nunca esquecerei a sua generosidade, empatia, humor inteligente e sobretudo o humanismo cristão que colocava em tudo quanto fazia e dizia.” declarou o presidente do CDS Odivelas, João Pedro Galhofo.

Recordamos que na última Sessão da AM Odivelas, ocorrida a 22.09.20211, a bancada Municipal do CDS-PP, apresentou um “Voto de Louvor pelo Centenário do Prof. Adriano Moreira, que propunha felicitar o Sr. Professor pela sua longevidade física e intelectual, pelo percurso de vida singular e pela sua participação cidadã e na vida pública, sendo atualmente Professor Catedrático do ISCSP e Professor Emérito da UTL, antigo Presidente do Conselho Geral da UTL, antigo Deputado à AR, antigo Vice-presidente da AR e ex-Conselheiro de Estado, ao longo dos seus 100 anos de vida.

“A referida Moção foi aprovada com os votos do CDS, PSD, PS, Chega e PAN, com a abstenção da CDU e da IL- Iniciativa Liberal, e com o voto contra do Bloco de Esquerda. Naturalmente, a Bancada Municipal do CDS-PP apresentará na próxima Sessão da AM Odivelas um Voto de Pesar pelo falecimento do Prof. Adriano Moreira e, caso seja aprovada, pedirá um minuto de silêncio a todos os Eleitos Locais em sua homenagem”, afirma a Comissão Política Concelhia de Odivelas do CDS-PP comunicado enviado à nossa redação.

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *