Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


CÂMARA DE LOURES APROVA MAIS DE 580 MIL EUROS EM APOIOS AO MOVIMENTO ASSOCIATIVO

Written by on Maio 11, 2020

A Câmara de Loures aprovou a minuta do contrato programa de desenvolvimento desportivo, no âmbito do programa Mais Desporto em Loures e do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo (RMAA), bem como a transferência de apoio financeiro às entidades concelhias.

A proposta prevê a transferência de quase 209 mil euros a 51 entidades do movimento associativo concelhio que desenvolvem a sua prática desportiva regular, formal e informal no território e que se candidataram ao programa Mais Desporto em Loures, para a época desportiva 2019/2020.

Trata-se da primeira edição deste programa, que reformula dois antigos programas municipais (Desporto Mais e Mais Formação). Tem como objetivo fomentar a prática desportiva regular, enquadrada pelo tecido associativo do concelho de Loures, nomeadamente, ao nível da formação e iniciação desportiva, da participação feminina e da prática das pessoas com deficiência, potenciando a inclusão e o apoio na formação desportiva. A proposta aprovada permitirá antecipar a transferência de apoio ao movimento associativo, minimizando, desta forma, o impacto causado pela pandemia COVID-19, e garantindo a sobrevivência das associações.

No âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo, a proposta prevê a atribuição de apoio financeiro às entidades que se candidataram ao RMAA, através de várias linhas de apoio: atividade regular; aquisição de equipamentos, viaturas e de material desportivo; obras de manutenção e conservação; e eventos especiais. De acordo com o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Paulo Piteira, “trata-se de antecipar um processo de decisão, que permite a transferência de verbas para o movimento associativo, evitando que este desapareça”. O valor total da transferência, superior a 228 500 euros, refere-se as atividades que já foram desenvolvidas na época passada.

Apoio a atividades culturais

Entre outras matérias, foram também aprovadas as minutas dos acordos de colaboração a celebrar entre o Município de Loures e os agentes culturais do concelho, nomeadamente, grupos corais, bandas filarmónicas, escolas de música, fanfarras, grupos de danças e cantares, orquestras ligeiras e grupos de teatro amadores e profissionais. Estes assumem um papel relevante na vida e na identidade do concelho, proporcionando espaços de formação e divulgação de cultura, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações. A atribuição de subsídios às associações, relativos à atividade de 2020, será superior a 144 mil euros.

Cedência de instalações à Liga dos Amigos da Mina de São Domingos

A Câmara Municipal de Loures aprovou também a celebração de um contrato de cedência de instalações à Liga dos Amigos da Mina de São Domingos.O presente contrato prevê a utilização do imóvel municipal situado na Rua António Ferreira, em Sacavém, cedido, gratuitamente, pelo período de cinco anos. Destina-se à prática da atividade desenvolvida pela Liga dos Amigos da Mina de São Domingos, naquela que é uma aspiração antiga da associação. Trata-se de uma associação com uma forte integração na cidade de Sacavém, congregando igualmente associados de outros locais, particularmente com origem no Alentejo e em especial na Mina de São Domingos. Da sua atividade destacam-se o Grupo Coral, a organização da Semana Alentejana, ou a dinamização do projeto “Oficina de Cante Alentejano – Já Cá Cante”, em parceria com a Câmara Municipal de Loures e o Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro.