Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


ODIVELAS ASSINALA DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO LGBT

Written by on Junho 30, 2021

Bandeira arco-íris, símbolo do movimento LGBT, hasteada no Paços do Concelho.

A Câmara Municipal de Odivelas assinalou, dia 28 de junho, o Dia Internacional do Orgulho LGBT, evento que é comemorado em todo o mundo.

Odivelas 28 Junho 2021 – Na presença do Presidente da Câmara Municipal, Hugo Martins, e da Vereadora da Coesão Social, Susana Santos, foi hasteada a bandeira arco-íris no interior dos Paços do Concelho, «numa ação cujo objetivo passa por sensibilizar a população para a importância do combate à homofobia e a construção de uma sociedade livre de preconceitos, mais igualitária, independente do género e/ou orientação sexual», afirma a autarquia.

O 28 de Junho é o Dia do Orgulho LGBT, por causa de uma revolta da comunidade LGBT em Nova York, nessa data, em 1969.

Revolta de Stonewall foi constituída por uma série de manifestações espontâneas, de membros da comunidade LGBT, contra uma invasão da polícia de Nova York que aconteceu nas primeiras horas da manhã de 28 de Junho de 1969, no bar Stonewall Inn, localizado no Greenwich Village, em Manhattan, em Nova York. Essas manifestações de protesto são amplamente considerados como o evento mais importante que levou ao movimento moderno de libertação gay e à luta pelos direitos LGBT nos EUA.

Os homossexuais das décadas de 1950 e 1960 enfrentavam nos EUA, um sistema jurídico anti-homossexual.

Poucos estabelecimentos recebiam pessoas abertamente homossexuais nos anos 1950 e 1960. Aqueles que faziam eram, frequentemente, bares, embora os donos e gerentes raramente fossem gays. Na época, o Stonewall Inn era propriedade de um grupo mafioso, recebia uma grande variedade de clientes e era conhecido por ser popular entre as pessoas mais pobres e marginalizadas da comunidade gay: drag queens, transgéneros, lésbicas, prostitutos e jovens sem abrigo. As rusgas policiais em bares gays eram rotina na década de 1960, mas a polícia rapidamente perdeu o controle da situação no Stonewall Inn. Nesse dia uma multidão juntou-se à volta do bar e revoltou-se.

As tensões entre a polícia de Nova York e os residentes homossexuais de Greenwich Village continuaram nas noites seguintes. Os moradores do bairro rapidamente organizaram grupos de ativistas para concentrar esforços no estabelecimento de lugares seguros que, gays e lésbicas pudessem frequentar sem medo de serem presos.

Frequentadores do Stonewall Inn, em Nova Iorque, homossexuais e transexuais, reagiram à ação policial ocorrida, seguiram-se dois dias de protestos

Em 28 de Junho de 1970, em celebração aniversário da revolta de Stonewall, realizaram-se as primeiras marchas do orgulho gay  em Nova York, Los Angeles, São Francisco e Chicago. Marchas semelhantes foram organizados noutras cidades. Hoje, as paradas LGBT são realizadas anualmente em todo o mundo, geralmente no final de Junho.

Em 24 de junho de 2016, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou o bar Stonewall Inn, monumento nacional.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *