ACONTECEU A 8 DE JULHO DO ANO …
Escrito por Paulo António Monteiro em Julho 9, 2020
ACONTECEU A 8 DE JULHO DO ANO …
52 a.C. – Júlio César tomou a vila piscatória Lutetia Parisorum ocupada pelos gauleses, a qual ganhou progressiva importância e foi rebatizada com o nome de cidade de Paris.
1099 – 15.000 soldados cristãos marcharam em procissão ao redor de Jerusalém para obter ajuda divina na conquista da cidade iniciando a I cruzada.
1497 – Partida de Belém da armada de Vasco da Gama, composta pelas caravelas São Gabriel, São Rafael e Bérrio, para a primeira viagem marítima à Índia.
1608 – Estabelecida por Samuel de Champlain a primeira colónia francesa no Québec, Canadá.
1621 – Nasceu em Château–Thierry, Jean de La Fontaine, poeta francês, a partir de 1656 viveu em Paris, onde estudou direito, amigo dos dramaturgos Molière, Perrault e do poeta Boileau, a sua cultura apareceu nas suas imortais ‘Fábulas’, como mágico da palavra, cultivou todos os géneros literários, poemas, odes, romances, comédias, etc., tornando–se num ícone da juventude. Faleceu em 13/4/1695.
1735 – Nasceu em Pádua, Domenico Agostino Vandelli, doutor em filosofia pela Universidade de Pádua, botânico e químico, dirigiu o laboratório de química da Universidade de Coimbra onde foi professor, criou com outros o Jardim Botânico de Coimbra e dirigiu o Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa, tendo escrito ‘O Diccionario de História Natural’. Liberal, deportado para os Açores, donde seguiu para Londres e regressou em 1815. Faleceu em 27/6/1816.
1832 – Desembarque no Mindelo das tropas liberais com D. Pedro IV, vinda dos Açores donde partira a 27/6.
1840 – Nasceu na Horta, Açores, Manuel José de Arriaga Brum da Silveira, advogado formado em Coimbra, deputado republicano nas cortes e depois na constituinte pelo Funchal, democrata, em 24/8/1911 tornou–se no primeiro presidente da república em Portugal, de que se afastou desgostoso pelas lutas entre os seus pares. Faleceu em 5/3/1917.
1889 – Iniciou a sua publicação em Nova Iorque o jornal norte–americano Wall Street Journal.
1894 – Publicado em Lisboa o primeiro número do semanário de caricaturas O Micróbio, administrado por Francisco Machado, editado por José Pinto de Campos, redigido por Celso Hermínio, Augusto Pina e Tito Martins, que durou até ao nº 39 em 1895.
1895 – Abertura do caminho de ferro a Lourenço Marques, abrindo o caminho para o litoral do Transval.
1912 – As forças monárquicas portuguesas depostas, organizadas em Espanha, atacaram em Chaves, que resistiu à ofensiva.
1936 – Estalou a guerra civil de Espanha com a ação do generalíssimo Franco que liderou uma rebelião militar contra o resultado das eleições democráticas, onde os socialistas e comunistas haviam saído vitoriosos.
1940 – O governo norueguês na sequência da invasão nazi mudou–se para Londres donde organizou a resistência.
1964 – Inaugurado na Madeira o aeroporto internacional do Funchal, hoje aeroporto internacional Cristiano Ronaldo.
1994 – Morreu com 82 anos de idade de ataque cardíaco, Kim Il Sung, presidente da Coreia do Norte desde 1948, tendo–lhe sucedido o seu filho Kim Jong–Il.
2001 – Os restos mortais de Amália Rodrigues foram trasladados para o Panteão Nacional, numa cerimónia de grande adesão popular.
2006 – José Ramos Horta, tornou–se primeiro–ministro do Timor–Leste pondo fim a semanas de enormes tensões.