A NOITE EM QUE A CHUVA MATOU
Escrito por Paulo António Monteiro em Novembro 10, 2021
Cheias 1967 A Noite Em Que A Chuva Matou
No ultimo sábado de 1967, a tragedia abateu-se em forma de chuva na area Metropolitana de Lisboa, afetando especialmente Odivelas. Segundo os meteorologistas, há cem anos, que não chovia tanto em tão pouco tempo em Portugal. Apenas entre as 19:00 horas e a meia noite, a precipitação registada foi o equivalente a 25 por cento de toda precipitação média anual.
Estima-se que mais de setecentas pessoas tenham morrido e cerca de mil e cem tenham ficado desalojadas em Lisboa. A enxurrada, matou famílias inteiras, “se em primeira análise foi a água que matou tanta gente, há uma cota parte da culpa que terá de ser atribuída á pobreza. Morreu-se por se ser pobre” afirmou a historiadora Máxima Vaz.
Para Guilherme Esteves, à altura ajudante do comando do Bombeiros voluntários de Odivelas, a tragédia teve ainda outra causa. O rio da Costa estava obstruído pelo mais variado entulho que lá despejavam.
Ouça estes e outros testemunhos, na primeira pessoa, registados no programa evocativo da passagem dos 50 anos da tragedia, realizado pelo departamento de Informação da Radio Cruzeiro, então sobre a direção Luís Filipe Silva e que, além do diretor, contou com a participação dos jornalistas Raquel Ramos e Paulo António Monteiro. Clique em: