Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


A Câmara Municipal de Odivelas Aprova Moção de Condenação da Invasão da Ucrânia

Escrito por em Março 3, 2022

A Câmara Municipal de Odivelas, reunida a 2 de Março, aprovou uma moção de condenação da invasão Russa da Ucrânia.

Odivelas 3 Março 2022 – Nessa moção pode ler-se: “A Rússia iniciou, no dia 24 de fevereiro de 2022, um ataque militar em larga escala contra a Ucrânia, por ordem do presidente russo, Vladimir Putin. Este ataque foi de imediato condenado pela generalidade da comunidade internacional e originou uma resposta coesa da União Europeia”

Pode ainda lêr-se no documento aprovado que, “a ação da Rússia representa uma violação flagrante da soberania de um país independente e um atentado contra princípios básicos do direito internacional e diversos tratados e resoluções, desde logo do Conselho de Segurança e da Assembleia Geral das Nações Unidas, bem como da União Europeia”.

“A invasão da Ucrânia pela Rússia constitui, acima de tudo, uma ameaça à ordem internacional e à segurança dos povos. Nas palavras de Barak Obama, “a Rússia fez isto, não porque a Ucrânia represente uma ameaça para a Rússia, mas porque as pessoas da Ucrânia escolheram o caminho da soberania, autodeterminação e democracia. Por exercer direitos que deviam estar disponíveis para todas as pessoas e nações, a Ucrânia enfrenta um brutal ataque que mata inocentes e provoca um sem número de homens, mulheres e crianças deslocados”.

“O povo ucraniano tem sabido resistir, com abnegação e mesmo heroísmo, a um exército com capacidade bélica muito superior e apostado na destruição.”

A Câmara Municipal de Odivelas exige, ainda, o cessar-fogo imediato por via diplomática, tendo sido efetuado, na reunião de câmara, um minuto de silêncio em memória das vítimas deste conflito.

De sublinhar que Câmara Municipal de Odivelas tomou a decisão de enviar a moção para as Embaixadas da Rússia e da Ucrânia em Portugal.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *