Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


ODIVELAS: SESSÃO SOLENE DOS 45 ANOS DE ABRIL MARCADA POR INCIDENTES POLÍTICOS

Escrito por em Abril 24, 2019

A Sessão Solene da Assembleia Municipal evocativa do 45º aniversário do 25 de abril, que hoje se teve lugar no Núcleo Museológico do Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas, focou marcada por dois incidentes.

O primeiro foi com a deputada municipal independente Lúcia Lemos, que embora eleita, não foi incluída no uso da palavra por não representar nenhum partido. Por não se rever nos discursos dos partidos a deputada municipal antecipou-se a Nelson Silva eleito pelo PAN – Pessoas Animais e Natureza quando este foi chamado para discursar. De imediato foi desligado o som do microfone e muitos foram os que abandonaram a sala durante a intervenção da deputada municipal independente que apenas foi aplaudida e de pé, pelos deputados municipais do Bloco de Esquerda, que nas reuniões de líderes de bancada, foram defensores da concessão do direito ao uso da palavra da deputada independente na Sessão Solene que evocaria os 45 anos de Abril.

Mas outro incidente haveria de surgir, nos “apartes” do discurso  do deputado municipal João Pela, eleito pelo CDS. Já bastava considerar que o 25 de abril não se comemora a 24, quando é do conhecimento geral que tudo começou ainda a 24, com a instalação do Posto de Comando no Quartel da Pontinha. Foi ainda a 24 de abril que foi transmitida, via Rádio a primeira senha do Movimento. Relativizar o dia 24 de abril à inauguração, faz hoje 82 anos, do Estádio das Salésias, é de mau gosto e muito pior, cereja no topo do bolo, reduzir a GNR e os Bombeiros a meros transportadores de combustível é atingi-los na dignidade das suas funções, que não sendo essas por natureza, também entram na disponibilidade a que sempre que seja necessário apresentam perante o País. O CDS no seu melhor em Odivelas! Em consequência das palavras do deputado municipal do CDS o comandante da GNR abandonou a sala de semblante carregado.

Miguel Cabrita, presidente da Assembleia Municipal em declarações à RÁDIO CRUZEIRO, desvalorizou os incidentes, que no seu entender não conseguiram manchar a Sessão Solene evocativa dos 45 anos da Revolução dos Cravos.

Visivelmente incomodado, João Pedro Galhofo, presidente da Comissão Politica Concelhia de Odivelas do CSD, não se conformava com as palavras de João Pela, garantindo que o CDS era o CDS, nunca o PAN ou o BE e em declarações à RÁDIO CRUZEIRO apresentou as desculpas do partido à GNR e aos bombeiros.