Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


OPINIÃO/CRUZEIRO: OS SIMAR

Escrito por em Novembro 13, 2018

Os Simar

Nos últimos tempos, temos assistido ao acordar, por parte de quem gere os destinos das nossas freguesias para a problemática dos Simar.

Agua, recolha do lixo, monos, limpeza de contentores e outras mais tarefas, fazem parte do leque de serviços que esta “companhia” intermunicipal tem que prestar. Os serviços intermunicipalizados de Loures e Odivelas, que tanto custaram a criar, com a luta de todos e de todas que queriam e pretendiam um serviço público e com qualidade para ambos os concelhos.

Vemos agora, sem um fim à vista, ou melhor, o final desejado para alguns, uma campanha para expor as suas fragilidades. Sem que se mostrem soluções, ou alternativas. Dizer, apenas que a responsabilidade é dos outros, não é desculpa.

É difícil de acreditar, que tanta preocupação com um problema que o PS de Odivelas tem deixado arrastar, seja o de fortalecer e melhorar o serviço público que tem que ser prestado pelos Simar.

São intervenções  nas assembleias municipais, são publicações nas redes sociais, mas a realidade é que a administração  desta entidade vai deixando os problemas avolumarem-se.

É de lembrar, que a gestão dos serviços dos Simar, é feita alternadamente, pelas duas Câmaras. A de Loures, que tem agora, a seu cargo a gestão,que mudou recentemente de vogal no conselho de administração.

Ainda até bem recentemente,na pessoa de Hugo Martins, a Câmara de Odivelas, tinha a seu cargo a capacidade de ter uma melhor visão e de ter investido e melhorado, o que poderia ter melhorado.

Podia ter investido em mais pessoal, mais equipamentos, melhorar e otimizar rotas, horários de recolha.

Apostar na sensibilização dos munícipes, para a temática da reciclagem, para a não deposição de monos ilegalmente. Criar campanhas, serviços, benefícios para quem quer cumprir e para quem cumpre. Dignificar o potencial humano que compõem os Simar… Mas em vez disso, preferiram manter o nível de serviço, como estava, sem qualquer visão a médio, longo prazo.

Se os Simar prestam um bom serviço? Teremos que dizer que ainda falta percorrer uma boa parte do caminho. Um caminho, que vamos observando,aos poucos, que vai sendo o inverso ao que foi feito em anos anteriores.

Ainda assim, o caminho que tem que ser feito, tem que ser de um investimento correto. Em carreiras mais seguras e motivadoras do potencial dos trabalhadores e trabalhadoras que fazem os Simar funcionar. Em equipamentos mecânicos, máquinas mais modernas e funcionais. Formar e informar, para a importância da manutenção de um bom serviço público, que aos poucos este concelho quer ver destruído.

Um ataque ao serviço público, concertado e orquestrado por quem toma decisões e tem o poder de manipular a opinião pública a seu favor, está a acontecer e disso,não podemos ter qualquer dúvida.

Em breve, sabermos as verbas com que os Simar, terão que funcionar e onde serão feitos os maiores e mais importantes investimentos.

Mesmo de mãos atadas, devido a guerrilhas políticas, que apenas prejudicam a população,hoje, mais que nunca, Loures e Odivelas,têm que juntar forças, para se oporem à campanha que aos poucos vai tomando forma.

                                  Rui Santos

Marcado como