Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


EFEMÉRIDES: 20 DE NOVEMBRO – O VITÓRIA (DE SETÚBAL) FAZ 117 ANOS

Escrito por em Novembro 20, 2017

EFEMÉRIDES

20 de novembro

Dia Universal da Criança, Dia da Industrialização em África, Dia da Fibrose Quística

1910 – Foi fundado o Vitória Futebol Clube, por todos mais conhecido como, Vitória de Setúbal. A modalidade principal de entre as que o clube pratica é o futebol e constam do seu palmarés 3 Taças de Portugal, 1 Taça da Liga, 1 Mini Copa do Mundo, 2 Taças Ibéricas, 1 Supertaça Ibérica, 1 Taça Teresa Herrera e 3 Taças Ribeiro dos Reis, uma competição já extinta.  e 1 Taça Teresa Herrera. Além do futebol, o clube pratica outras modalidades, com destaque para o andebol e para o Futebol de Prais, onde já foi campeão nacional por duas vezes. Utiliza como cores principais o verde e branco listados verticalmente e a sua mascote é o ”Sadino” um roaz corvineiro, espécie de Golfinho que habita no Rio Sado. O Vitória Futebol Clube tem 8.400 sócios, segundo a remuneração de Março de 2017 e cerca de 300 000 adeptos, espalhados pelo distrito de Setúbal, pelo país e por todo o mundo, sendo um dos clubes com maior massa associativa do país. O clube foi feito Oficial da Ordem de Benemerência e é Membro-Honorário da Ordem do Infante D.Henrique  e da Ordem da Instrução Pública.

1950 – Foi fundada a Federação de Ginástica de Portugal

1959 – Portugal, Reino Unido, Áustria, Suíça, Dinamarca, Suécia e Noruega reuniram-se com o objetivo de formar a EFTA.

1963 – Foi inaugurado o serviço telefónico automático entre Lisboa e o Porto.

1975 – O VI Governo Provisório português, presidido por Pinheiro de Azevedo, suspende as atividades, por “falta de condições de segurança”.

– O Conselho da Revolução substituiu Otelo Saraiva de Carvalho por Vasco Lourenço, do chamado Grupo dos Nove, no comando da Região Militar de Lisboa.

1987 – Morreu a atriz Ivone Silva, aos 52 anos. Filha de alfaites, desde muito cedo conviveu de perto, com o ambiente ligado às artes cénicas, já que o seu pai também era ator. Participou, com algum destaque em filmes portugueses, como “O Ladrão da Luva Branca” e o “Zé do Telhado”. A sua irmã também foi atriz, e a figura ímpar e excecional de Ivone Silva fica estreitamente ligada a outro grande humorista português, também já falecido, Camilo de Oliveira, com quem representou o dueto crítico dos dois alcoólicos Agostinho e Agostinha, na série televisiva Sabadabauú. Muitos dos seus programas deram a conhecer ao mundo português novos nomes do teatro, como Carlos Cunha, a título de exemplo. Ficou célebre pelas frases populares como, “com um simples vestido preto, eu nunca me comprometo” Ivone Silva morreu vítima de cancro na mama e tem rua com o seu nome em Lisboa, junto ao Campo Grande.

1989 – A Assembleia-Geral das Nações Unidas adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança e declara esta data Dia Universal da Criança.

1991 – Foi inaugurado o primeiro heliporto comercial de Lisboa, em Loures, na Quinta das Salemas e a dez minutos de Lisboa.

2002 – A mancha negra do fuel óleo do petroleiro Prestige, era cada vez maior e chegava  a 25 milhas da costa portuguesa.

2005 – Pela primeira vez, um boletim do Euromilhões registado em Portugal venceu o primeiro prémio. Foi registado num quiosque em Moreira de Cónegos.

2006 – A Comissão Europeia propôs o fim da comercialização de peles de cães e gatos na União Europeia.

– O Centro Cultural de Belém suspendeu a Festa da Música em 2007 devido a restrições orçamentais.

– João Paciência, projetista da Aldeia dos Capuchos, na Caparica, foi distinguido com o primeiro Prémio Municipal de Arquitetura Cidade de Almada.

– Morreu Elpídio de Sousa, aos 56 anos. Era secretário-geral adjunto do Partido Nova Democracia.

2007 – O presidente venezuelano, Hugo Chávez, na sua deslocação a Lisboa, elogiou a comunidade portuguesa residente na Venezuela e deixou garantias de que o seu Governo trabalhará para assegurar “tranquilidade” e “segurança” à comunidade portuguesa residente no seu país.

2008 – Ativistas da Greenpeace bloquearam a entrada da central nuclear de Garoña, em Espanha, exigindo o fecho imediato desta central e o fim do programa de energia nuclear espanhol

– Os atletas Nélson Évora, campeão olímpico de triplo salto, e Vanessa Fernandes, medalha de prata no triatlo em Pequim2008, foram distinguidos com os prémios de Desportista do Ano, atribuídos pela Confederação do Desporto de Portugal

2010 — Morreu Joaquim Gomes, co-organizador da fuga de uma dezena de militantes e dirigentes do PCP do Forte de Peniche. Tinha 93 anos.

2015 – O Parlamento aprovou na generalidade a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, uma iniciativa que tinha sido rejeitada na anterior legislatura.

2016 – A GNR apreendeu no aeroporto de Ponta Delgada,10 mil abelhas, no âmbito de uma ação de fiscalização de entrada de animais vivos naquela região autónoma.

===============.

Este é o tricentésimo vigésimo quarto dia do ano. Faltam 41 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?… Onde é que há gente no mundo?” Fernando Pessoa/ Álvaro de Campos (1888-1935), poeta português.

Marcado como