Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


SOS RACISMO NADA SURPREENDIDO COM RELATÓRIO EUROPEU

Escrito por em Outubro 2, 2018

Para o SOS Racismo o relatório da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância, que foi hoje tornado público não constitui nenhuma novidade e muito menos uma surpresa quanto às acusações que nele constam.

Segundo aquela associação, este relatório junta-se a vários outros relatórios nacionais e internacionais que, ao longo dos últimos anos, têm denunciado a existência do racismo no seio das forças de segurança, a infiltração da extrema-direita e a ineficácia da legislação de combate contra o racismo a par  da falta de independência dos órgãos responsáveis pelo combate contra o racismo.

Para o SOS Racismo, o que este relatório d demonstra é que qualquer alteração legislativa que não vá no sentido da criminalização do racismo, servirá apenas para reforçar o sentimento de impunidade que tem grassado na sociedade em geral e nas instituições em particular no que toca à expressão do racismo e à violência associada e deixa claro que, ” a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial…  (….)não está à altura das suas responsabilidades“. Acrescenta a associação que “o racismo não é nem pontual, nem circunstancial, mas quotidiano e real na sociedade portuguesa”