Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


LOURES COMEMORA A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA

Written by on Outubro 2, 2018

Cento e oito anos depois, Loures comemora a Implantação da República naquele que foi o primeiro local no país a hastear a bandeira republicana.

As comemorações, no dia 4 de outubro, vão contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e têm início às 16h30, no Cemitério de Loures, onde se seguirá o momento de deposição de flores no Mausoléu da Junta Revolucionária e a homenagem aos Republicanos de Loures pela Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures. A cerimónia vai terminar com a inauguração da exposição As Mulheres na República, no Núcleo Museológico do Cemitério de Loures.

A 4 de outubro de 1910, um dia antes do resto do país, uma Junta Revolucionária decidiu tomar os Paços do Concelho de Loures e içar a bandeira da República, proclamando-a. Depois de ocupado o edifício foi hasteada, pela mão de Joaquim Augusto Dias, uma bandeira com as cores republicanas, o verde e o vermelho, cosida por Maria Guilhermina Ascenso, pertencente à Liga das Mulheres Republicanas. Junto ao estandarte improvisado, a Junta Revolucionária declarou a Implantação da República.