Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


EFEMÉRIDES: FOI HÁ 33 ANOS, O DESASTRE DE ALCAFACHE

Written by on Setembro 11, 2018

EFEMÉRIDES

11 de setembro

Feriado Municipal na Amadora, onde se comemora o dia da criação do Municipio e na Moita, onde se assinala o culto a Nossa Senhora da Boa Viagem, um feriado móvel que acontece na terça-feira depois do segundo domingo de setembro.

1891 – Suicidou-se o poeta Antero de Quental. Nasceu na Ilha de São Miguel, nos Açores e durante a sua vida dedicou-se à poesia, à filosofia e à política. Iniciou os seus estudos nos Açores e mudou-se para Coimbra aos 16 anos, onde estudou Direito e manifestou as suas primeiras ideias socialistas. Fundou, em Coimbra, a Sociedade do Raio, que pretendia renovar o país pela literatura. Em 1861 publicou os seus primeiros sonetos e quatro anos depois as Odes Modernas, influenciadas pelo socialismo experimental. Iniciou a Questão Coimbrã que o opôs a António Feliciano de Castilho. Mais tarde mudou-se para Lisboa, onde experimentou a vida de operário, trabalhando como tipógrafo. Depois de uma passagem por Paris e de novo em Lisboa fundou o Cenáculo. Em luta contra a tuberculose, dez anos antes da sua morte foi viver para Vila do Conde, a conselho médico, estadia que intervalou com pequenos períodos nos Açores,

1942 – Morreu Bento Gonçalves, aos 40 anos, secretario-geral do PCP, no Campo de Concentração do Tarrafal, em Cabo Verde, depois de sete anos de prisão. Em 1915 e após ter concluído a instrução primaria começou a trabalhar em Lisboa como torneiro de madeira. Dois anos depois era aprendiz de torneiro mecânico e em 1919 foi admitido no Arsenal da Marinha. Depois de desenvolver intensa atividade como sindicalista, Bento Gonçalves ingressou em 1928 no Partido Comunista Português e participou ativamente na sua reorganização no ano seguinte, altura em que seria eleito secretario-geral, cargo que ocuparia até à sua morte. Foi preso em 1930, deportado para os Açores e posteriormente para Cabo Verde. Em 1933, de novo em liberdade passou à clandestinidade. Foi novamente preso, com José Sousa e Julio Fogaça e foi enviado para o Campo de Concentração do Tarrafal onde morreu vitima de uma biliose. A 30 de junho de 1980 foi feito Grande-Oficial da Ordem da Liberdade, a título póstumo.

1973 – O presidente do Chile, Salvador Allende foi deposto por um golpe militar e Augusto Pinochet assumiu o poder. A ditadura haveria de se estender por duas décadas e conduziria à morte milhares de pessoas.

1975 – Realizou-se no Porto, a manifestação dos SUV, Soldados Unidos Vencerão.

1985 – Um choque frontal de dois comboios em Alcafache provocou a morte a 37 pessoas e ferimentos em mais de 170. O acidente deu-se numa zona de via única e envolveu duas composições de passageiros, uma delas efetuando um serviço internacional, entre o Porto e Paris e que circulava com 18 minutos de atraso e outra que, fazia um serviço regional com destino a Coimbra. O serviço regional, com paragem em todas as estações e apeadeiros chegou à estação de Mangualde, onde deveria permanecer até fazer o cruzamento com o Internacional, mas apesar de terem sido dado ordens para a prioridade na circulação ser dada ao serviço internacional, este continuou a viagem, estimando que o do serviço internacional fosse suficiente para chegar à estação de Nelas, onde se poderia fazer o cruzamento. Infelizmente o atraso era menor que o esperado e chegado à estação de Nelas no comboio internacional supôs-se a via livre e continuou a viagem. Após a partida, o chefe da estação de Nelas telefonou para a estação de Moimenta/Alcafache para avisar da partida do internacional, sendo então informado que o regional já estava a caminho. Prevendo que as duas composições iriam colidir ainda tentou avisar a guarda-barreira de uma passagem de nível entre as estações, de modo a que esta parasse a composição através da ostentação de uma bandeira, ou da colocação de petardos na via, mas à altura da chamada, o comboio já tinha passado. Sem mais meios alternativos nada havia a fazer…

1991- Morreu o cineasta e poeta António Reis, aos 64 anos. Foi o realizador de “Jaime”, “Ana” e “Rosa de Areia”

1999 – Foi inaugurada a Casa do Artista, fundada pelos atores Armando Cortez e Raul Solnado, com o estatuto de instituição particular de solidariedade social. Presta serviços aos artistas idosos e além de Lar de Terceira Idade, inclui ainda, o Teatro Armando Cortez, a galeria para exposições, a Fisioterapia e o Centro de Formação. O seu âmbito abrange as artes cénicas, cinema, rádio e televisão.

2001 – Ataque aos Estados Unidos da América. Dois aviões de passageiros embateram , com alguns minutos de intervalo, nas duas torres do World Trade Center, em Nova Iorque. Morreram perto de 2900 pessoas. Dois outros aparelhos despenharam-se pouco depois, sobre o Pentágono e sobre um descampado na Pensilvânia. A maioria dos países reforçou, desde então, a segurança nos voos internacionais.

2004 – Morreu Irene Velez, aos 90 anos. Atriz dramática, popularizada pelo programa de rádio “Companheiros da Alegria” e “Zéquinha e Lélé”, com Vasco Santana.

2007 – A cantora Mariza foi nomeada para a 9ª edição dos Latin Grammy Awards com o seu albúm “Terra”, para a categoria de Melhor Albúm Folk

2009 – Três décadas depois da sua morte, em Santa Bárbara, na Califórnia, o corpo do escritor Jorge de Sena foi transladado para Portugal e sepultado no cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

2013 – A praia Dona Ana, em Lagos, foi considerada a melhor praia do Mundo, pela revista Condé Nest Traveller.

2016 – Morreu Domingos de Azevedo, vítima de doença prolongada, aos 66 anos. Era o bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados.

………………….

Este é o ducentésimo quinquagésimo quarto dia do ano. Faltam 111 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “O humano estabelece-se na imitação- um homem torna-se um homem, apenas imitando outros homens” Theodore  W.Adorno (1903-69),  filosofo, escritor, compositor e musicólogo alemão.

Tagged as