Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: DIA 8 DE DEZEMBRO – DIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO, PADROEIRA DE PORTUGAL

Written by on Dezembro 8, 2017

EFEMÉRIDES

8 de dezembro

Dia da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal. Feriado Nacional.

Desde os primórdios da sua história, Portugal soube sempre acolher-se no regaço da Mãe de Jesus. Como povo em crescimento e em busca da consolidação das suas fronteiras, dedicou desde sempre, uma terna e filial afeição à Virgem Maria, que escolheu como sua senhora. De entre as inúmeras invocações com que a Santa Maria se dirige, sobressai um culto sempre crescente: o da Imaculada Conceição.

1720 – D. João V fundou a Academia Real de História.

1792 – Começou a construção do Teatro de S.Carlos, em Lisboa.

1910 – Na Madeira, foi fundado o Clube Desportivo Nacional. É muitas vezes referido como Nacional da Madeira e a sua principal modalidade é o futebol contando com várias participações na Primeira Liga. Tudo começou quando um grupo de jovens locais descobriu a paixão pelo desporto em partidas realizadas no Campo do Brás em 1908, num período em que o futebol na ilha era quase um exclusivo inglês. Esse grupo resolveu, por sugestão Antonino Figueira, fundar o Nacional Sport Grupo, com o preto e branco como cores. Posteriormente chamou-se ainda Grupo Desportivo Nacional e a sua atual denominação só chegaria em 1922. Só em 1975, após conquistar o Campeonato da Madeira é que o Nacional pode finalmente participar no Campeonato Nacional da III Divisão. Com dois quartos lugares e quatro presenças nas competições europeias, o Nacional conseguiu neste início de século não só ombrear com o grande rival Marítimo como em algumas situações ultrapassá-lo.

1917 – Após uma revolta militar, Sidónio Pais assumiu a chefia do Governo e impôs um regime de ditadura. Afonso Costa, na altura, primeiro-ministro da República, foi preso e  Bernardino Machado, o presidente, foi destituído.

1930 – Suicidou-se a poetisa Florbela Espanca. Batizada como Flor Bela Lobo, optou por se autonomear Florbela d’Alma da Conceição Espanca. A sua vida, de apenas 36 anos foi plena, embora tumultuosa, inquieta e cheia de sofrimentos íntimos que a autora soube transformar em poesia da mais alta qualidade, carregada de erotismo. Licenciada em Direito, nasceu no tempo da Monarquia, em Vila Viçosa e suicidou-se em Matosinhos, já nos dias da República, onde existe uma biblioteca com o seu nome. Lisboa também a homenageou, dando o seu nome a uma das ruas junto à Avenida da Igreja, no bairro de Alvalade.

1932 — Maria da Conceição foi a primeira bebé a nascer na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, três dias depois daquela unidade de saúde do país ter aberto as portas.

1972 – Foi inaugurada em Lisboa a igreja de São .Jorge de Arroios.

1973 – Os oficiais Vítor Alves, Otelo Saraiva de Carvalho e Vasco Lourenço foram escolhidos para a direção da Comissão Coordenadora do Movimento dos Capitães.

1974 – A Grécia vota a favor da instalação do regime republicano, abandonando a monarquia, que vigorava desde 1832.

1980 – O ex-beatle John Lennon, na altura com 40 anos, foi assassinado à porta da sua casa, em Nova Iorque, quando voltava para o apartamento onde morava, em frente ao Central Park, Foi abordado por um fã, que durante o dia havia lhe pedido um autógrafo num LP Double Fantasy e que acabou por disparar 5 tiros com revólver calibre 38, dos quais 4 acertaram em John Lennon.

1988 – O arquiteto Siza Vieira recebeu o Prémio Europeu de Arquitectura Mies van der Rohe.

1991 – As populações de Vale de Mula, no distrito da Guarda, e de Obispo, em Espanha, inauguraram a ponte que liga as duas localidades e que foi construída à revelia das autoridades dos dois países.

1994 – Morreu o compositor brasileiro Tom Jobin, aos 67 anos. Foi pioneiro da bossa-nova.

2001 – A 9.ª Sinfonia de Beethoven foi considerada património da humanidade, pela Unesco.

2007 – Cinco Presidentes europeus e 35 africanos e 15 primeiros-ministros europeus e 12 africanos participaram em Lisboa na II Cimeira União Europeia/África.

2012 – No centro da cidade de  Viana do Castelo foi  inaugurada a iluminação da maior árvore de Natal natural da Europa. Reunia mais de 40.000 lâmpadas.

2013 – A estátua de Vladimir Lenine, o líder da revolução russa de 1917, no centro da capital ucraniana, foi  derrubada pelos manifestantes que pediam a demissão do Governo ucraniano.

2015 – Pacheco Pereira foi convidado a deixar o PSD por iniciativa própria, depois de ter participado numa ação de campanha da bloquista Marisa Matias.

2016 – Morreu aos 95 anos, o lendário John Glenn. O astronauta foi o primeiro americano a fazer três órbitas..

================.

Este é o tricentésimo quadragésimo segundo dia do ano. Faltam 23 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Cada homem rico, abastado, custa centos de infelizes, de miseráveis”. Almeida Garrett (1799-1854), escritor e político português.

Tagged as