Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Ecos do Bairro

19:00 20:00

Atual

Ecos do Bairro

19:00 20:00


EFEMÈRIDES: 6 DE SETEMBRO – PORTUGAL E EUA ASSINARAM O ACORDO DAS LAGES

Escrito por em Setembro 6, 2018

EFEMÉRIDES

6 de setembro

1522 – Chegou ao porto de San Lucar, no sul de Espanha, a única nau sobrevivente da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, iniciada três anos antes.

1926 — Nasceu a artista plástica Menez, Maria Inês Ribeiro da Fonseca.

1951 – Foi assinado o acordo da Base das Lajes, nos Açores, entre Portugal e os Estados Unidos.

1952 – Morreu, em Lisboa, o general José Vicente de Freitas, presidente do Conselho de Ministros durante a ditadura militar resultante do Golpe de 28 de maio de 1926. Tinha á altura sa sua morte 83 anos.

1968 — Oliveira Salazar foi afastado do Governo, pela irreversibilidade das lesões neurológicas resultantes da queda, no forte de Santo António do Estoril. Marcello Caetano foi indigitado presidente do Conselho de Ministros.

1972 — Recomeçam os Jogos Olímpicos de Munique, depois do tributo aos 11 atletas israelitas mortos pelo comando setembro Negro.

1983 – Um ataque da polícia chilena à manifestação de protesto contra o ditador Pinochet causou a morte de 11 pessoas, ferimentos em mais 25 e a detenção de duzentas outras pessoas.

1985 – O cineasta Manoel de Oliveira foi distinguido com o Leão de Ouro especial do Festival de Cinema de Veneza.

– Amália Rodrigues recebeu o grau de Comendador das Artes e das Letras de França.

1989 – A equipa do cirurgião Gentil Martins, separou com êxito, duas gémeas siamesas bebés, ligadas pelo abdómen.

1992 – Álvaro Cunhal confirmou, na festa do Avante, a passagem de testemunho a Carlos Carvalhas na liderança do PCP.

1999 – A violência em Timor-Leste provocou a evacuação do primeiro contingente de funcionários das Nações Unidas, em Díli.

2004 — Morreu, com 58 anos, Luís Nunes de Almeida, presidente do Tribunal Constitucional.

2006 – A lista do Eurocontrol revelou a existência de três voos secretos da CIA entre os Açores e Guantánamo.

2007 — Morreu, aos 71 anos, o tenor italiano Luciano Pavarotti, na sua casa, em Modena, Itália, após uma longa luta contra um cancro no pâncreas.

2012 – O Banco Central Europeu anunciou um programa de “Transações Monetárias Diretas” para a aquisição de obrigações de países da zona euro no mercado secundário de dívida soberana, num montante “sem limites”.

2015 – Morreu, aos 81 anos, em Coimbra, Miguel Pignatelli Queiroz, antigo presidente do Partido Popular Monárquico, que exercia, as funções de presidente do Senado do PPM e de membro da Assembleia Municipal de Coimbra.

2016 – Um grupo de cientistas revelou parte do segredo de uma pequena aldeia no sul de Itália que tem um número invulgarmente elevado de habitantes centenários: níveis baixos de uma hormona que afeta a circulação sanguínea.

2017 – Os gigantes de luxo que representam grandes nomes da moda como Gucci, Saint Laurent, Vuitton e Dior, adotaram uma carta de princípios que passou a proíbir o uso de roupas muito pequenas e o recurso a manequins menores de 16 anos.

==============.

Este é o ducentésimo quinquagésimo dia do ano. Faltam 116 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “A sabedoria é filha da experiência”. Leonardo da Vinci (1452-1519), pintor e cientista italiano, homem da Renascença.

Marcado como