Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Ecos do Bairro

19:00 20:00

Atual

Ecos do Bairro

19:00 20:00


EFEMÉRIDES: 5 DE MAIO – HÁ 32 ANOS, UM ACIDENTE FERROVIÁRIO NA PÓVOA DE SANTA IRIA CAUSAVA 18 MORTOS

Escrito por em Maio 5, 2018

EFEMÉRIDES

5 de maio

Dia Internacional da Parteira

1818 – Nasceu Karl Marx.

1821 – Foi abolida a Inquisição em Portugal.

1835 – Almeida Garrett criou o Conservatório de Lisboa, no âmbito da reforma do Governo Liberal. O ensino da Música foi dirigido pelo compositor João Domingos Bomtempo.

1912 — Portugal participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Verão que se realizaram em Estocolmo, na Suécia. A estreia portuguesa acabou por não ser  feliz, dado o falecimento do atleta do Benfica, Francisco Lázaro, durante a prova da Maratona.

1934 – Foi revisto o contrato entre o  Estado português e a Anglo-Portuguese Telephone Company, empresa que detinha a concessão dos telefones de Lisboa e Porto desde 1887, sendo o exclusivo prolongado até 1968.

1957 – Foi inaugurado o Estádio dos Barreiros, no Funchal, que seria depois remodelado em 2016.

1975 – Um decreto do Conselho da Revolução concedeu personalidade jurídica à Intersindical, considerando que «a actividade que vem sendo desenvolvida pela Intersindical Nacional na mobilização da classe trabalhadora para uma participação esclarecida e firme no processo revolucionário em curso, como aconteceu em 28 de Setembro e 11 de Março, confirma-a como um dos mais sólidos pilares da Aliança entre o Povo e o Movimento das Forças Armadas».

1986 – Um acidente ferroviário na Póvoa de Santa Iria provocou 18 mortos e 83 feridos. Era para ser apenas mais uma segunda-feira banal de regresso ao trabalho e às aulas para muitas dezenas de pessoas da região, sobretudo do concelho de Vila Franca de Xira, mas uma alegada falha humana, conforme destacam os jornais da época, aliada a um atraso do comboio rápido que vinha da Covilhã precipitou o desastre no dia 5 de maio de 1986. A composição embateu contra um transvia causando a morte a 18 pessoas: 11 morreram no interior dos comboios, faleceram ainda 2 passageiros que estavam à espera de embarcar, e cinco pessoas já nos hospitais. Oitenta ficaram feridas. Este foi um dos acidentes mais emotivos da história dos caminhos-de-ferro em Portugal, talvez porque a composição transportava na sua maioria jovens com destino às escolas e faculdades de Lisboa.

1998 – Foi lançado o diário “24 Horas”, atualmente já extinto.

1999 – Portugal e a Indonésia assinaram, na sede da ONU, os acordos que estabeleceram o direito da auto-determinação de Timor-Leste.

2004 — Foi inaugurada a central hidroeléctrica da Barragem do Alqueva.

2005 – A proposta de Lei para a limitação dos mandatos dos cargos políticos executivos foi aprovada no Parlamento.

2006 – A escritora Lídia Jorge recebeu em Bremen, na Alemanha, o Prémio Internacional de Literatura “Albatros”, da Fundação Gunther Grass, pelo livro “O Vento Assobiando nas Gruas”.

2007 – O Vaticano acabou formalmente com a noção de limbo na teologia católica.

2008 – Um incêndio destruiu as águas furtadas, a cobertura e o quarto piso da Reitoria da Universidade do Porto, um edifício centenário.

– Uma menina de 12 anos morreu e três crianças sofreram ferimentos ligeiros, devido à colisão entre um autocarro de transporte de crianças com um pesado de mercadorias, na estrada entre Sesimbra e Setúbal

2011 – Entre outras medidas, o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, anunciou o aumento de impostos, o congelamento de salários e que o programa de privatizações que será acelerado e aprofundado. A Palavra de ordem era reestruturar do ponto de vista económico e financeiro”

2012 – A ministra da Agricultura admitiu a necessidade de legislação para regular a relação contratual entre produtores e distribuição, considerando «inadmissível» que descontos como os promovidos pelo Pingo Doce no feriado do 1.º de maio sejam «imputados» aos produtores.

2014 – Apesar da crise e dos cortes por ela provocados ficou a saber-se que Portugal tinha uma “almofada financeira” de 15 mil milhões de euros, excluindo o montante consignado à banca que ainda não fora utilizado.

2015 – Cinco indivíduos encapuzados cortaram a A1 junto ao nó dos Carvalhos, em Gaia, no sentido sul/norte, e roubaram, com recurso a uma arma de fogo, um veículo pesado em circulação e que transportava tabaco.

2017 – Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto e candidato às eleições autárquicas dispensou o apoio dos socialistas na sequência de declarações de Ana Catarina Mendes, número dois do PS que afirmou que uma vitória de Rui Moreira no Porto seria uma vitória do PS

=============.

Este é o centésimo vigésimo quinto dia do ano. Faltam 240 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Quis ver até onde ia a estupidez humana. Concluí que não tem limite”. André Maurois, nome literário de Émile Herzog (1885-1967), escritor francês.

                 Acidente ferroviário na Póvoa de Santa Iria, em 1986, causou a morte a 18 pessoas

Marcado como