EFEMÉRIDES: 5 DE DEZEMBRO – NELSON MANDELA MORREU HÁ 4 ANOS
Escrito por ARCO em Dezembro 5, 2017
EFEMÉRIDES
5 de dezembro
Dia Mundial do Voluntariado para o Desenvolvimento Económico, ou Dia Mundial do Voluntariado.
1791 – Morreu em Viena, com apenas 35 anos o compositor Wolfgang Amadeus Mozart. Desde tenra idade que se revelara um exímio compositor e intérprete. Deixou, para a posterioridade, várias óperas e quarente sinfonias.
1905 — Nasceu Ruy Luís Gomes. Foi matemático, investigador, fundador do Observatório Astronómico do Porto e do Centro de Estudos Matemáticos e foi, também, candidato da oposição democrática às Presidenciais de 1951.
1978 – Foi aprovada a resolução que determina a instituição do Sistema Monetário Europeu, segundo o acordo dos bancos centrais dos países da CEE.
1980 – Foi decretado o luto nacional, por cinco dias, pela morte do primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro e do ministro da Defesa Adelino Amaro da Costa.
1984 – Foi constituída a AMI, Assistência Médica Internacional.
1985 – Os inventores portugueses conquistaram quatro medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze no 34º Salão Internacional de Invenções de Bruxelas, Eureka-85.
1989 – Morreu Maria Madalena de Azeredo Perdigão, figura chave na política cultural da Fundação Calouste Gulbenkian.
1996 – O centro histórico do Porto passou a Património Mundial, por decisão da Unesco.
2005 – Tiago Monteiro recebeu o Prémio de Melhor Estreante do ano de 2005 na Fórmula 1, atribuído pela revista britânica Autosport.
2006 – Na altura, ministro da Administração Interna, António Costa, assinou em Bruxelas a declaração política com vista à adesão de Portugal ao Acordo de Prum, um mecanismo de reforço da cooperação judiciária e policial transfronteiriça.
– O Ministério da Cultura francês agraciou o escritor português Mário Cláudio com a comenda de Cavaleiro das Artes e Letras.
2007 – Morreu com 58 anos e vítima de doença prolongada, o antigo membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, Sérgio Teixeira
2010 – Morreu, aos 93 anos, o ator madeirense Virgílio Teixeira, após vários meses de internamento no Hospital João de Almada.
2013 – Morreu Nelson Mandela, aos 95 anos. Responsável pelo fim do regime de segregação racial na África do Sul, o apartheid, Nelson Mandela, conquistou o respeito de adversários e críticos devido aos esforços em busca da paz. Foi o primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, e recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1993. Ficou conhecido como Madiba, que significaca reconciliador e recebeu o título de O Pai da Pátria. A Organização das Nações Unidas, instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela em defesa da luta pela liberdade, justiça e democracia.
2014 – O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou que não tencionava suscitar uma reavaliação dos feriados que tinha suspendido e que essa matéria não estaria nas prioridades do Governo, rejeitando que isso constitua um problema dentro do executivo PSD/CDS.
2015 – O governo de António Costa cumpriu uma das suas promessas eleitorais e deu ordem para suspender o processo de subconcessão dos transportes públicos de Lisboa e Porto.
2016 – Vinte e duas associações que representam milhares de afrodescendentes negros em Portugal enviaram uma carta ao Comité das Nações Unidas para a Eliminação da Discriminação Racial a contestar a atuação das autoridades portuguesas no combate ao racismo.
====================.
Este é o tricentésimo trigésimo nono dia do ano. Faltam 26 dias para o termo de 2017.
Pensamento do dia: “A vida sem música seria um erro”. Friedrich Nietzsche (1844-1900), escritor, filósofo e compositor alemão.