Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


EFEMÉRIDES: 5 DE AGOSTO – FAZ 63 ANOS QUE MORREU CARMEN MIRANDA

Escrito por em Agosto 5, 2018

EFEMÉRIDES

5 de agosto

1884 — Foi colocada a primeira pedra da base da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque.

1955 – Morreu a atriz e cantora Carmen Miranda. Nasceu em Marco de Canavezes a 9 de fevereiro de 1909, mas cedo rumou ao Brasil onde a sua carreira artística percorreu os trilhos do sucesso. Trabalhou no rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão.[ Foi considerada pela revista Rolling Stone como a 15ª maior voz da música brasileira, sendo um ícone e símbolo internacional.

1962 – A atriz norte-americana Marilyn Monroe foi encontrada morta, em casa, em Los Angeles.

1973 – Dois membros do Setembro Negro atacaram o aeroporto de Atenas. Morreram três pessoas e 55 ficam feridas.

1984 – Rosa Mota conquista a Medalha de Bronze na maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

1993 – Foi legalizado o Partido da Terra.

1995 – Manuela Machado sagrou-se campeã do mundo da maratona, em Gotemburgo, Suécia.

1997 – Carla Sacramento conquistou a Medalha de Ouro nos 1.500 metros dos Mundiais de Atletismo de Atenas. Fernanda Ribeiro obteve a de Prata nos 10.000 metros.

2002 — Morreram 88 pessoas em Caracas, na Venezuela, durante os  confrontos entre civis e grupos armados de apoio ao presidente Hugo Chávez.

2004 — A Frente Socialista Popular e o Partido da Democracia Cristã foram extintos pelo Tribunal de Contas, por ausência de relatórios de atividade.

2007 – Portugal tornou-se formalmente o primeiro país a ter jurisdição sobre uma área para lá das 200 milhas náuticas, onde o mar é de todos. “Rainbow” foi o nome dado ao novo pedaço de Portugal. Situa-se a 40 milhas do limite da zona económica exclusiva, dos Açores.

– Morreu o Padre Joaquim Saraiva Abrantes, aos 82 anos. Foi prior da paróquia de São José, em Lisboa, durante mais de quatro décadas.

2008 – Morreu o Bispo Emérito de Aveiro, D. Manuel de Almeida Trindade, com 90 anos, em Coimbra, nos Hospitais da Universidade.

2009 – José Eduardo Moniz ocupou, pelo último dia, o lugar de diretor geral da TVI, depois de mais de dez anos à frente da estação de televisão

2010 — Desabou uma mina de ouro e cobre de São José perto de Copiapó, no Chile. 33 homens ficaram encurralados debaixo de terra.

2014 – Um general da NATO morreu e quinze militares ficaram feridos na sequência de um ataque às tropas da Aliança, em Cabul, no Afeganistão.

2015 – Pedro Passos Coelho garantiu que o IVA e o IRS recebido acima do previsto seria devolvido aos contribuintes, mas tal nunca chegou a acontecer.

2016 – Um juiz federal argentino ordenou a prisão de Hebe de Bonafim, a líder das Mães da Praça de Maio.

2017 – Ao seu estilo e sem papas na língua, apesar de já estar afastado da vida politica, Alberto João Jardim lançou críticas em todas as direcções, mas especialmente a Passos Coelho, o líder do seu partido, numa entrevista ao Jornal Económico.

==============.

Este é o ducentésimo décimo sétimo dia do ano. Faltam 148 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “A visão jornalística procura levar ao máximo impacte cada acontecimento, cada indivíduo, cada situação social; mas o modo como o faz é uniforme”. George Steiner (1929), escritor, ensaísta, professor.

                                                                            Carmen Miranda

Marcado como