Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


EFEMÉRIDES: 5 DE ABRIL – HERNÂNI MORREU HÁ 18 ANOS

Escrito por em Abril 5, 2019

EFEMÉRIDES

5 de abril

Dia Nacional do Doente com Reumatóide

1768 – Foi criada a Real Mesa Censória, em Lisboa. Tinha como objetivo transferir, na totalidade, para o Estado a fiscalização de obras que se pretendessem publicar ou divulgar no Reino, o que, até então, estava a cargo do Tribunal do Santo Ofício do Desembargo do Paço e do Ordinário.

1919 – Morreu o beato Francisco Marto, um dos videntes de Fátima.

1939 – Adolf Hitler decretou a obrigatoriedade de filiação das crianças alemãs, na Juventude Hitleriana.

1952 – Às 6.00 horas o paquete Vera Cruz, à altura, o mais rápido navio da marinha mercante portuguesa alcançou o Rio de Janeiro, ao lançar ferro a três milhas da barra, terminando assim a sua viagem inaugural. Havia partido a 20 de março da gare marítima da Rocha de Conde de Óbidos, em Lisboa.

– Um incêndio destruiu, quase completamente, o edifício dos Paços do Concelho de Vila Nova de Famalicão, provocando a perda de numerosos documentos referentes à história e descrição artística do Município.

1958 – Fidel Castro iniciou a última fase da guerrilha, a “guerra total”, contra a ditadura de Fulgêncio Batista, em Cuba.

1961 – Lopes de Almeida, à altura ministro da Educação  de Oliveira Salazar, reafirmou a proibição das comemorações do Dia do Estudante, previstas para dois dias depois e deu mais força à revolta dos estudantes, que ficou conhecida como a crise académica de 61/62.

1984 — Morreu Nuno Rodrigues dos Santos, aos 74 anos. Foi presidente honorário do PSD.

1993 – Foi confirmada pela Indonésia a detenção de Ma’Huno, o  sucessor de Xanana Gusmão na chefia da guerrilha do movimento de libertação de Timor-Leste.

2001 – Morreu o antigo futebolista Hernâni Ferreira da Silva. Foi um dos mais famosos jogadores de futebol da História do Futebol Clube do Porto, clube onde iniciou e terminou a carreira, tendo também, representado o Estoril na época de 1952/53. Em 277 jogos para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, marcou 136 golos, alguns deles a revelar a arte e a superior capacidade com que driblava em velocidade, sempre em direção à baliza. Além disso, vestiu a camisola da Seleção por 28 vezes, nas quais marcou seis golos. Era conhecido pelo “furacão de Águeda” numa alusão à sua naturalidade.

2003 – O arquiteto norte-americano Frank Ghery apresentou quatro propostas para a reabilitação do Parque Mayer, em Lisboa.

2005 – O cineasta Ivo Ferreira foi preso no Dubai, nos Emiratos Árabes Unidos, por alegadamente ter fumado haxixe numa habitação que partilhava com um amigo.

2006 – A Amnistia Internacional revelou que os serviços secretos norte-americanos usaram companhias aéreas privadas e empresas de fachada para o transporte de suspeitos de terrorismo.

2010 – Entrou em vigor o novo código de vistos da União Europeia, que passou a definir as condições para a emissão de vistos de curta duração no espaço Schengam para nacionais de países terceiros.

2011 – O radialista da Antena 3 e DJ Nuno Miguel Silva morreu aos 46 anos,  após ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória no decorrer de uma aula na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.

2012 – Realizou-se a cerimónia de abertura do último troço do Túnel do Marquês de Pombal, com a presença do, na altura, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, mas também dos seus dois antecessores, Pedro Santana Lopes e António Carmona Rodrigues.

2014 – Morreu Mário Branco, aos 85 anos. Foi jornalista e um dos impulsionadores da Casa da Imprensa.

2015 – Portugal conquistou a 66.ª Taça das Nações em hóquei em patins, após vencer a Espanha, em Montreux, na Suíça, por 3-2, alcançando, assim,  o seu quarto título seguido e o 18.º da história.

2016 – Cerca de 36 mil alunos ficaram sem aulas e 97 escolas foram encerradas devido à crise política e militar em Moçambique.

2018 – O Bloco de Esquerda e o PAN consideraram que os 24 meses de fidelização, previstos na lei das telecomunicações eram uma barreira à mudança e à liberdade de escolha dos consumidores e, por isso, pediram a redução deste período.

============.

Este é o nonagésimo quinto dia do ano. Faltam 270 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “O interesse e a honra, a ganância e o escrúpulo podem viver na mesma casa, separados por tabiques… Tudo se acomoda… Com um bocado de jeito arranja-se-lhes sempre lugar nas almas bem formadas”. Raul Brandão (1867-1930), escritor português.

Hernani

 

 

Marcado como