Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


EFEMÉRIDES: 30 DE MAIO – DIA DA ASCENÇÃO DE CRISTO

Escrito por em Maio 30, 2019

EFEMÉRIDES

30 de maio

Dia Nacional da Prevenção do Cancro Cutâneo. É quinta-feira da Espiga, Dia da Ascensão de Cristo, que se assinala em data móvel, 40 dias depois da Páscoa.

É feriado municipal em 28 municípios. Alcanena, Almeirim, Alvito, Anadia, Alter do Chão, Alenquer, Arraiolos, Arruda dos Vinhos, Ansião, Azambuja, Benavente, Beja, Cartaxo, Chamusca, Estremoz, Mafra, Marinha Grande, Mealhada, Melgaço, Mortágua, Monchique, Oliveira da Bairro, Salvaterra de Magos, Santa Comba Dão, Sobral de Monte Agraço, Torres Novas, Vidigueira e Vila Franca de Xira,

No calendário cristão, a Ascensão de Cristo celebra a subida de Jesus ao céu 40 dias depois de sua ressurreição. Após ter ressuscitado, Jesus permaneceu na Terra entre seus discípulos durante 40 dias, período em que os instruiu sobre o reino de Deus. Seu último momento de vida humana termina com sua subida aos céus e sua passagem para o mundo divino. A cena é descrita na passagem bíblica dos Atos dos Apóstolos

1431 – Joana d’Arc foi queimada na fogueira, em França.

1911 – Realizou-se a primeira edição das 500 milhas de Indianápolis. A prova atraiu mais de 80 mil espetadores e foi vencida por Ray Harroun, com uma velocidade média de 120 km/h.

1958 – O general Humberto Delgado e Arlindo Vicente firmaram o Pacto de Cacilhas que viabilizou uma só candidatura da Oposição Democrática às Presidenciais, a do chamado General sem Medo.

1968 — O Presidente francês Charles De Gaulle dissolveu o Parlamento e convocou eleições gerais.

1985 – O Reino Unido aceitou a responsabilidade dos incidentes da véspera, no estádio de Heysel, em Bruxelas, entre adeptos do Liverpool e do Juventus.

1994 – João Paulo II declarou um “não irrevogável e definitivo” à ordenação sacerdotal de mulheres.

1996 — A Assembleia da República aprovou em votação final global o diploma do Governo que consagrou o Rendimento Mínimo.

2002 — Morreu o escritor, compositor e ator brasileiro Mário Lago, aos 90 anos.

2003 – Foi publicada a Lei que altera o Código da Sisa e o Imposto sobre Sucessões e Doações.

2004 — Foi inaugurada a ponte de Santa Isabel, em Coimbra.

– Abriu a ligação direta por comboio pendular entre Braga e Faro.

2006 – O arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha recebeu o Prémio Pritzker de Arquitetura.

2007 – A Rede Europeia de Turismo de Aldeia, um projeto coordenado pela Região de Turismo de Évora e que envolveu 14 aldeias do Alentejo, recebeu o Prémio Ulysses de Inovação, da Organização Mundial do Turismo.

– Morreu Albino Jardim, aos 91 anos. Foi o fundador da Fábrica de Chaves do Areeiro.

– Morreu João Ruiz Almeida Garrett, aos 83 anos. Era professor decano da Universidade Portucalense, de que era, também, reitor interino.

2008 – Os pescadores espanhóis, portugueses e italianos lançaram uma “greve ilimitada”, em protesto contra o aumento dos preços do gasóleo, seguindo o exemplo dos seus colegas franceses. O primeiro dia de paralisação dos armadores e pescadores portugueses ficou marcado por milhares de barcos parados e por diligências políticas e comerciais para fazer face à previsível falta de peixe fresco nos dias seguintes

– O congresso da FIFA aprovou em Sydney, por larga maioria, a chamada regra 6+5, que obriga as equipas a alinharem com um máximo de cinco futebolistas estrangeiros

2009 — Morreu Luís Cabral, primeiro presidente da Guiné-Bissau, irmão de Amílcar Cabral, 81 anos.

2015 – Encerrou o lar de infância e juventude de Nossa Senhora de Fátima da Santa Casa de Reguengos de Monsaraz, cuja antiga diretora técnica tinha sido detida,, por suspeita dos crimes de abuso sexual e maus tratos.

2016 – Mário Nunes, ex-militar da Força Aérea Portuguesa que desertou para se juntar a elementos curdos que combatem o grupo terrorista Estado Islâmico, foi executado na Síria depois de ter sido capturado.

2017 – A Força Aérea Portuguesa resgatou 34 migrantes de uma embarcação em chamas ao largo da costa espanhola

2018 – Segundo estudo efetuado pelo biólogo Jody Webster, a  Grande Barreira de Coral, na Austrália, já morreu e ressuscitou cinco vezes nos últimos 30 mil anos, devido a alterações no nível da água do mar.

====================.

Este é o centésimo quinquagésimo dia do ano. Faltam 215 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Que podemos transmitir a um aluno? O menos possível… Sentido crítico, liberdade e confiança”. Gustav Leonhardt (1928), cravista, musicólogo, maestro e pedagogo holandês.

                                                                 Hoje é quinta-feira de espiga.

Marcado como