Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Liqquid Grooves

14:00 15:00

Current show

Liqquid Grooves

14:00 15:00


EFEMÉRIDES: 28 DE MARÇO – DATA DO NASCIMENTO DE ALEXANDRE HERCULANO

Written by on Março 28, 2018

EFEMÉRIDES

28 de março

Dia Nacional dos Centros Históricos e Dia Nacional da Juventude.

1810 – Nasceu na Azóia de Baixo, em Santarém Alexandre Herculano. Renovador da historiografia portuguesa, foi também, romancista, e político liberal português, tendo sido último presidente do Município de Belém, ao qual chegou a pertencer Odivelas.Foi o autor de “Eurico, o Presbítero” e como liberal que era, teve a preocupação maior, estabelecida nas suas ações politicas e escritos, a condenação do absolutismo e a intolerância da coroa no século XVI, denunciando assim, o perigo de um retorno ao centralismo da monarquia em Portugal.

1930 – Na Turquia, algumas cidades mudaram de nome. Constantinopla passou a designar-se Istambul e Angorá, passou a ser conhecida por Ankara.

1939 – Assinalou-se o final da Guerra Civil de Espanha com a rendição de Madrid às forças do general Francisco Franco.

1973 – Foi criada a Empresa Pública de Parques Industriais, no âmbito da política de Fomento Industrial.

1974 – Realizou-se o I Encontro da Canção Portuguesa no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, que contou com a participação, entre outros de com José Afonso.

1977 – Foi formalizado o pedido de adesão de Portugal à CEE.

1978 – Foi instituído o 12º ano de escolaridade, em substituição do Ano Propedêutico, que já tinha sucedido ao Ano Cívico.

1980 – Otelo Saraiva de Carvalho fundou a FUP, Força de Unidade Popular.

1989 – Morreu o filólogo e escritor Manuel Rodrigues Lapa, aos 91 anos.

2000 – Os restos mortais do único Papa português, João XXI, Pedro Hispano, foram trasladados para a Catedral de Viterbo, em Itália.

2003 – Abriram as portas, para aquela que seria última temporada em Entrecampos  da Feira Popular de Lisboa.

2005 – Uma explosão no armazém de munições da PSP de Viseu causou a morte do comandante da esquadra e da mulher.

– Foi decidida a integração da disciplina de Inglês, no 1º ciclo do ensino básico.

2006 – O Estado português foi condenado a pagar dois milhões de euros de indemnizações a 44 jovens da Casa Pia, que tinham sido vítimas de abusos sexuais.

2007 – Foi publicada em Diário da República a resolução do Conselho de Ministros sobre os princípios de bom governo das empresas do sector empresarial do Estado. O documento aconselhava as empresas públicas a divulgar publicamente as remunerações dos gestores públicos.

– Maria José Nogueira Pinto anunciou saída do CDS e a renuncia ao mandato de vereadora na CML.

– Foi inaugurada em Serpa, distrito de Beja, a maior central solar do mundo.

– Morreu Luís de Miranda Rocha, aos 59 anos. Foi jornalista, poeta e crítico literário.

2008 – Alguns milhares de jovens trabalhadores desfilaram até S. Bento para chamar atenção do Governo para o elevado desemprego e a precariedade que os afetava, exigindo mais estabilidade e respeito pelos seus direitos laborais

2009 — Morreu Fernando Correia Martins, aos 72 anos. Foi compositor e regente da chamada música ligeira e um dos últimos protagonistas da época de ouro da “revista à portuguesa”. Foi o autor de “Ele e Ela”, música que venceu o Festival da Canção, representou Portugal na Eurovisão e foi popularizada pela voz de Madalena Iglésias.

2012 – O Prémio Personalidade do Ano, da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal, foi atribuído no Casino Estoril ao arquitecto Eduardo Souto de Moura

2014 – O historiador Fernando Rosas , que liderou a investigação sobre este assunto inédito e desconhecido revelou que, pelo menos 70 portugueses estiveram nos campos de concentração e mais 300 foram sujeitos ao trabalho forçado durante a II Guerra Mundial, pelas forças alemãs.

2015 – O “Expresso” noticiava que, Paula Teixeira da Cruz, a época, ministra da Justiça, teria inflacionado os dados sobre a reincidência dos pedófilos, de modo a justificar a criação da lista nacional de agressores sexuais de crianças.

2016 – Um tiroteio entre dois grupos rivais, supostamente ligados ao tráfico de drogas, provocou a morte de uma pessoa e um ferido grave no bairro da Cova da Moura, na Amadora.

2017 – O Tribunal de Santarém condenou uma mulher de 23 anos a uma pena de 19 anos e seis meses de prisão, por homicídio qualificado e profanação de cadáver do seu filho recém-nascido.

===============.

Este é o octogésimo sétimo dia do ano. Faltam 278 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “As leis mal feitas constituem a pior forma de tirania”. Edmund Burke (1729-1797), estadista irlandês.

                                                                        Alexandre Herculano

Tagged as