Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


EFEMÉRIDES: 28 DE DEZEMBRO – HÁ 6 ANOS “DEU-SE UM ABRAÇO” À CASA DA MÚSICA

Escrito por em Dezembro 28, 2018

EFEMÉRIDES

28 de dezembro

1771 — Nasceu o compositor João Domingos Bomtempo. Desde cedo iniciou os estudos de música, oboé e contraponto com seu pai, que era oboísta na Corte de Lisboa.  Estudou no Seminário Patriarcal e aos 14 anos foi admitido na Irmandade de Santa Cecília como cantor da Capela Real da Bemposta. Apenas com vinte anos tomou o lugar de seu pai, entretanto falecido, na Orquestra da Real Câmara, da qual fez parte até 1801. Três anos depois atinge uma fama realmente importante e aparece, entre outros lugares, na Salle Olympique como pianista e compositor. Alcançou a estima de D. João VI e dirigiu as exéquias fúnebres de D. Maria I quando os seus restos mortais chegaram a Lisboa. Alguns esforços têm sido feitos para divulgar a música de João Domingos Bomtempo, nomeadamente algumas gravações, mas a grande parte mantém-se desconhecida e inédita

1908 – Um sismo em Messina, seguido de maremoto, atingiu a Sicília e o sul de Itália, causando cerca de 100 mil mortos.

1942 – A Gestapo e os oficiais SS de Adolf Hitler lançaram o processo de esterilização de mulheres, no campo de extermínio de Birkenau.

1973 — O escritor russo Alexander Solzhenitsyn, Nobel da Literatura, publicou “O Arquipélago de Gulag”, livro no qual denúncia o sistema prisional da URSS.

1983 – Em Lisboa, no edifício da Companhia Portuguesa Rádio Marconi, foi inaugurada a primeira central telefónica digital europeia para ligações internacionais.

1992 — O presidente brasileiro Fernando Collor de Mello, acusado de corrupção e tráfico de influências, demitiu-se do cargo. Foi substituído por Itamar Franco.

2000 – Morreu o escultor João Fragoso, aos 87 anos. Era membro da Academia Nacional de Belas Artes.

2005 – O governo propôs um aumento de 1,5 por cento para a função pública e o congelamento das pensões superiores a 3.500 euros, a aplicar em 2006.

– Foi colocado em órbita o primeiro satélite experimental do sistema europeu de navegação Galileu, Giove A.

2006 – Morreu o jornalista José Gomes Bandeira, 69 anos.

2008 — Morreu o músico jamaicano Vincent Ford, aos 68 anos e na sequência de complicações associadas à diabetes. Foi o autor da letra do clássico “No woman no cry”.

2012 – Artistas, académicos, políticos e outros frequentadores do espaço convocaram uma concentração para um ”abraço à Casa da Música”. Por outro lado o PCP exigiu que os cortes não fossem superiores a 20 por cento.

2013 – O decreto-lei que fixou as regras de extinção do Fundo de Pensões dos Militares das Forças Armadas, determinando que os actuais beneficiários continuam a receber, mas excluindo novas admissões, entrou em vigor.

2015 Uma ação de formação violenta a equipas de intervenção da PSP com recurso a bastões e algemas levou a que alguns chefes fossem suspensos. O episódio das agressões aconteceu durante uma ação de formação a Equipas de Intervenção Rápida da PSP, um treino também conhecido por ‘Red Man’

2016 – O ministro do Trabalho e da Segurança Social assegurou que o aumento de dias de férias para os trabalhadores, uma proposta do Partido Comunista e do Bloco de Esquerda, não estava no programa do Governo.

2017 – Nicolás Maduro acusou Portugal de sabotar a importação de pernil de porco por parte do governo venezuelano e assim o impediu de não cumprir a promessa de distribuir entre o povo este alimento natalício. Em bom rigor, o pernil não seguiu para a Venezuela por falta de pagamento.

===================.

Este é o tricentésimo sexagésimo segundo dia do ano. Faltam três dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “A realidade é talvez menos sensacionalista, mas muito mais difícil de entender e mais dura de suportar”. Sebastian Haffner (1907-99), advogado e jornalista alemão.

Marcado como