Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 28 DE AGOSTO – HÁ 12 ANOS FOI LANÇADO O PASSAPORTE ELETRÓNICO PORTUGUÊS

Written by on Agosto 28, 2018

EFEMÉRIDES

28 de agosto

Feriado Municipal em Barrancos, onde se assinala o culto a Nossa Senhora da Conceição.

1481 – D. Afonso V morreu em de Sintra. Apelidado de “o Africano” pelas conquistas em África, foi o Rei de Portugal e Algarves entre 1438 e a data da sua morte. Era o filho mais velho do rei Duarte I e sua esposa Leonor de Aragão. Afonso ascendeu ao trono com apenas seis anos de idade, com a regência a ser inicialmente liderada por sua mãe, e depois pelo seu tio Pedro, o Duque de Coimbra Este procurou concentrar o poder no rei em detrimento da aristocracia e concluiu uma revisão na legislação conhecida como Ordenações Afonsinas. Mal assumiu o governo e com o apoio de outro tio, D.Afonso, Duque de Bragança declarou D. Pedro inimigo do reino, derrotando-o na batalha de Alfarrobeira. Concentrou-se então na expansão para o norte de África, onde conquistou Alcácer Ceguer, Anafé,  Arzila, Tânger e Larache. Concedeu o monopólio do comércio na Guiné a Fernão Gomes da Mina, na condição de este explorar a costa, o que o levaria em 1471 à Mina,  onde descobriu um florescente comércio de ouro cujos lucros auxiliaram o rei na conquista. Em 1475, na sequência de uma crise dinástica, casou com a sobrinha D. Joana de Trastâmara assumindo pretensões ao trono de Castela, que chegou mesmo a invadir. Depois de não conseguir  obter uma clara vitória na Batalha de Toro e com sintomas de depressão, D. Afonso V abdicou da coroa a favor do filho, D. João II de Portugal.

1551 – Lisboa foi atingida por um tremor de terra.

1578 – Face ao desaparecimento de D. Sebastião, na Batalha de Alcácer Quibir, subiu ao trono o Cardeal D. Henrique, á altura, Inquisidor-Mor do Reino. Apelidado de “o Casto” ou “o Cardeal-Rei”, foi o Rei de Portugal e Algarves desde  1578 até sua morte, além de cardeal da Igreja católica desde 1545. Era o quinto filho do rei Manuel I e sua segunda esposa Maria de Aragão e Castela, e serviu entre 1562 e 1568 como regente de seu sobrinho neto o rei D. Sebastião.

1797 – D. Maria I criou a Brigada Real da Marinha.

1810 – Começava a terceira invasão francesa, com a tomada de Almeida, junto à fronteira de Vilar Formoso.

1910 – Começava o principio do fim da monarquia portuguesa. Os deputados do movimento Republicano venceram as eleições nos círculos de Lisboa, Porto, Aveiro e Setúbal.

1944 – As cidades francesas de Marselha e Toulon eram libertadas da ocupação nazi.

1963 – Realizou-se a marcha sobre Washington, em defesa dos direitos da população negra. Martin Luther King declarou “I have a dream”.

1974 – Foi promulgada a Lei da Greve, em Portugal.

2002 – Foi constituída, em Lisboa, a comissão para o Plano de Promoção do Estudo da Matemática e das Ciências.

— Morreu o pintor Fernando Azevedo, aos 79 anos, presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes.

2005 – A aproximação do furacão Katrina determinou a evacuação imediata e obrigatória de Nova Orleães, nos EUA

2006 – Foi lançado o Passaporte Electrónico Português.

2007 – Morreu Francisco Umbral, aos 72 anos, escritor espanhol, autor de “E Como Eram as Ligas de Madame Bovary”. Foi Prémio Príncipe das Astúrias das Letras em 1996 e Prémio Cervantes de 2000.

2008 – Os donos de cães potencialmente perigosos passaram a ser responsabilizados criminalmente pelos seus ataques, por Lei aprovada em Conselho de Ministros.

2013 – O FMI publicou gráficos para retratar a evolução dos salários em Portugal e defender mais cortes no setor privado com base em dados deturpados e a conivência do Governo de Passos Coelho.

2014 – A Ucrânia acusou a Rússia de invasão do seu território e pediu ajuda `ONU

2015 – Foram publicadas as listas de colocação de professores. Cerca de 22 mil ficaram de fora.

2016 – Um casal náufrago foi resgatado de uma ilha deserta e remota no Pacífico, graças a um SOS que foi escrito a grandes dimensões na areia e avistado por um avião.

2017 – A Coreia do Norte ameaçou “afundar todo o território” dos Estados Unidos, caso a administração de Donald Trump tentasse invadir o país, no âmbito das tensões permanentes entre as duas partes.

===============.

Este é o ducentésimo quadragésimo dia do ano. Faltam 125 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Todas as famílias felizes se assemelham entre si, cada família infeliz é infeliz à sua maneira”. Leon Tolstoi (1828-1910), escritor russo.

 

 

 

Tagged as