Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


EFEMÉRIDES: 27 DE MAIO – DIA MUNDIAL DOS VIZINHOS

Escrito por em Maio 28, 2019

EFEMÉRIDES

27 de maio

Dia Mundial dos Vizinhos

1823 – D. Miguel desencadeou o movimento da Vilafrancada, para abolir a Constituição Liberal de 1822.

1862 — Nasceu Manuel Teixeira Gomes, escritor e diplomata. Foi o sétimo presidente da I República e uma figura determinante para o reconhecimento da República Portuguesa pelas potências europeias, em 1911.

1911 – Foi aprovado o primeiro Código da Estrada, em Portugal.

– Foi publicado o Decreto que criou a Tutoria de Infância e a Federação Nacional dos Amigos e Defensores das Crianças, instituições de proteção à criança.

1963 – Morreu o escritor Aquilino Ribeiro, autor de “Terras do Demo” e “Quando os Lobos Uivam”. Foi um dos romancistas mais fecundos da primeira metade do século XX. Iniciou a sua obra em 1907 com o folhetim “A Filha do Jardineiro”, e manteve a qualidade literária nos seus textos, publicados com regularidade e êxito junto do público e da crítica. Nasceu em Caria, no concelho de Moimenta da Beira e viveu uma infância plenamente inserida no meio rural, brincava na rua com as outras crianças da sua idade e admirando os pássaros. No limiar da adolescência, surgiu o gosto por montar a cavalo e pela caça.

1974 — Entrou em vigor o primeiro Salário Mínimo Nacional, fixado em 3.300 escudos mensais.

1985 – Foi inaugurada a Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo.

1987 – O FC Porto conquistou o título de Campeão Europeu de Futebol ao vencer na final o Bayern de Munique por 2-1.

1996 – O Governo, a Liga de Clubes e a Federação Portuguesa de Futebol assinaram o convénio da transferência das receitas do Totobola para pagamento das dívidas dos clubes às Finanças e à Segurança Social.

2003 – Morreu o compositor italiano Luciano Berio, aos 77 anos, mestre da música contemporânea. Uma das suas últimas obras, “Interlínea”, estreara-se na véspera, em Portugal.

2004 – Morreu José Augusto Seabra, aos  66 anos, diplomata, Catedrático da Universidade do Porto, ex-deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República, embaixador de Portugal na UNESCO.

– “Desassossego”, de Catarina Mourão, venceu o I Festival de Cinema Documental de Lisboa.

2007 – A Rádio Caracas Televisão, RCTV, o mais antigo canal privado de televisão da Venezuela, encerrou à meia-noite, depois de o presidente Hugo Chávez ter decidido não renovar a licença da estação televisiva.

– O Sporting sagrou-se vice-campeão do Grupo A da Taça dos Clubes Campeões Europeus em atletismo, disputada em Albufeira, com vitórias do Luch de Moscovo tanto em masculinos e femininos.

2011 – O antigo dirigente do PSD Fernando Correia Afonso morreu aos 81 anos. Era advogado e aderiu ao PSD em 1974, com cargos políticos decorrentes dessa filiação até 1999. Foi deputado pelo partido e mesmo presidente do grupo parlamentar.

2013 – Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia aprovaram, ao fim de 12 horas de negociações, levantar o embargo de armas aos rebeldes sírios.

– O escritor moçambicano Mia Couto foi galardoado com o Prémio Camões.

2015 – Joana Barbosa, investigadora da Universidade de Coimbra descobriu que as células estaminais neurais diminuem no envelhecimento e na lesão cerebral.

2016 – Um homem de 41 anos matou os pais e a avó, no concelho de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, e suicidou-se de seguida.

2017 – O “Diário de Notícias” denunciou que num novo departamento da Presidência do Conselho de Ministros havia mais estagiários a trabalhar, sem qualquer salário ou subsídio, do que funcionários remunerados. A denúncia referia-se à Unidade Técnica de Avaliação de Impacto Legislativo do Centro Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros.

=============.

Este é o centésimo quadragésimo sétimo dia do ano. Faltam 218 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Às vezes desperdiçamo-nos. O nosso verdadeiro desejo é deixar de viver exclusivamente para nós próprios”. Saul Bellow (1915-2005), escritor norte-americano.

Marcado como