Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 26 DE MARÇO – DIA DO LIVRO PORTUGUÊS

Written by on Março 26, 2018

EFEMÉRIDES

26 de março

Dia do Livro Português, Dia Nacional do Utente de Saúde, Dia Mundial da Liberdade Documental, Dia Mundial do Chocolate.

1887 – Foi assinado o Protocolo de Lisboa, que estabeleceu os termos do Tratado de Amizade e Comércio com a China e sobre o direito de ocupação e governo de Macau, por Portugal.

1904 – Nasceu, em Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, Manuel de Paiva Boléo. Foi filólogo, linguista e professor catedrático da Universidade de Coimbra. Fundou e coordenou os vinte primeiros volumes da “Revista Portuguesa de Filologia”. Foi, também, autor de uma vasta obra dedicada ao estudo da linguística.

1915 – Em pleno período de guerra, a femininista alemã Carla Zeiden, organizou ousadamente, em Berna, capital da neutral Suiça, um congresso internacional de mulheres contra a guerra que alastrava pelo continente europeu.

1927 – Foi criada a Polícia de Informações do Porto. As Polícias de Informações de Lisboa e Porto irão dariam, depois, origem à PVDE/PIDE.

1938 – Iniciou-se a construção do Estádio Nacional, na margem direita do Rio Jamor, nos arredores de Lisboa. Pretendia-se um lugar que contemplasse o desporto de lazer a par do desporto de competição, que fosse “um grande parque, sem luxo, de relvados frescos e árvores copadas, onde a gente de Lisboa brinque, ria, jogue, tome ar puro e verdadeiramente se divirta, em íntimo convívio com a natureza”. Várias figuras da época contribuíram para o lançamento do projeto, a começar por Duarte Pacheco, à época, ministro das Obras Públicas, mas também, pelos arquitetos paisagísticos Cristino da Silva, Carlos Ramos, Jorge Segurado, Francisco Caldeira Cabral e Miguel Jacobetty. O projeto teve inspiração alemã, na linha dos grandes centros desportivos internacionais daquela época e ocupou uma área de 204 hectares.

1949- Foi criado o Fundo de Fomento Nacional.

1976 – Foram definidos os estatutos das empresas públicas portuguesas Petrogal, Petróleos de Portugal, e Cimpor, Cimentos de Portugal.

1977 – Entrou em funcionamento a barragem de Cahora-Bassa, em Moçambique.

1987 – Foram rubricados os termos do acordo sobre a transferência da soberania de Macau, pelos chefes das delegações de negociação, o vice-ministro chinês Zhou Nan e o embaixador português Rui Medina.

1990 – Foi criada a primeira Prova Geral de Acesso ao Ensino Superior.

2001 – Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Islândia passaram a integrar o espaço Schengen de livre circulação de pessoas.

2007 – Os antropólogos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Xerardo Pereiro e Cebaldo de León Inawinapi foram distinguidos pela National Geographic Society pela sua investigação sobre os indígenas Kuna do Panamá.

– Morreu João Soares Louro, aos 74 anos. Foi publicitário e presidente da RTP e da RDP

2008 – A alteração à Lei dos Partidos, acabou com a obrigação, de os partidos terem de fazer prova de cinco mil militantes, foi aprovada por unanimidade na Assembleia da República

2010 – Pedro Passos Coelho foi eleito líder do PSD, sucedendo a Manuela Ferreira Leite, com 61,06 por cento dos votos.

2012 – Morreu Paula Massano, aos 62 anos, em Lisboa. Foi coreógrafa e uma das pioneiras da Nova Dança Portuguesa, um movimento das décadas de 80 e 90 do século XX

2014 – A ilustradora Catarina Sobral venceu um prémio internacional de ilustração atribuído pela Feira do Livro Infantil de Bolonha, com o livro “O Meu Avô”.

2015 – O Conselho de Ministros do governo de Pedro Passos Coelho aprovou os processos de privatização da CP Carga e da EMEF- Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário.

– Naíde Gomes, campeã mundial de indoor de pentatlo e salto em comprimento, anunciou o fim da carreira, aos 35 anos, devido a uma lesão prolongada.

– Morreu, aos 39 anos, vitima de doença prolongada, o escritor Luis Miguel Rocha. Entre as suas várias obras, destaca-se “O Último Papa”.

2017 -A Deco acusa a banca de cobrar comissões aos clientes sem prestar qualquer serviço, como por processamento de prestação de crédito ou manutenção de conta

================.

Este é o octogésimo quinto dia do ano. Faltam 280 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Estamos todos condenados à prisão solitária, dentro da nossa própria pele, para toda a vida”. Tennessee Williams (1911-83), dramaturgo norte-americano.

Tagged as