Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 26 DE ABRIL – FERIADO MUNICIPAL EM BELMONTE

Written by on Abril 26, 2018

EFEMÉRIDES

26 de abril

Dia Mundial da Propriedade Intelectual, Dia Nacional do Utente de Saúde, Dia da Produção Nacional e Dia Internacional da Sensibilização para o Ruído.

Feriado Municipal em Belmonte, onde se assinala a data da concessão do foral, por D. Sancho I, em 1211.

1933 – Foi criada na Alemanha, a Gestapo, a policia política nazi. Ficou sob a direção de Hermann Goering.

1937 – A cidade basca de Guernica foi bombardeada pela força aérea alemã de Hitler, ao serviço das forças de Francisco Franco. O feroz e abdominável ataque aéreo, que durou apenas três horas, custou a vida a mais de 1.500 pessoas. Guernica transformou-se num dos símbolos do horror da Guerra Civil de Espanha.O pintor espanhol Pablo Picasso expressou esse horror no seu célebre quadro “Guernica”, que foi pintado logo após o massacre. Conta-se que, mais tarde, um oficial alemão das SS lhe perguntou, apontando para a pintura: “Foi o senhor que fez isto?” ao que Picasso respondeu: “Não, foi o senhor.”

1938 – O regime nazi de Adolf Hitler confiscou todos os bens aos judeus alemães.

1947 – O Governo da ditadura portuguesa impediu a legalização do MUD, Movimento de Unidade Democrática, embora a decisão só tivesse sido anunciada um ano depois.

1974 – O major Vitor Alves, responsável politico da Comissão Coordenadora do MFA, apresentou o programa do Movimento, que contemplava o fim da Guerra Colonial, o estabelecimento de um regime democrático e a garantia da liberdade.

1986 – O filme “Um Adeus Português, de João Botelho, conquistou o Grande Prémio de Cinema e Televisão de Salsomagiore, em Itália

-Aconteceu o desastre de Chernobyl. Um incêndio no reator IV da central nuclear da URSS causou centenas de vítimas e obrigou à evacuação dos 135 mil habitantes da região.

1995 – Foi inaugurada a Auto Europa. O primeiro veículo produzido na fábrica seria concluído em maio desse ano.

2001 – Foi lançado o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia de Ciências de Lisboa.

2002 – Um ataque armado de um adolescente, na escola secundária alemã de Erfurt, causou a morte a 16 pessoas.

2004 – O Tribunal Administrativo de Lisboa suspendeu as obras do túnel do Marquês de Pombal, até à apresentação do estudo de impacto ambiental.

2005 – Um relatório do Conselho Europeu das Doenças Cerebrais, apresentado no Parlamento Europeu, assegurava que, um em cada três portugueses sofria de distúrbios mentais, fossem eles do foro psiquiátrico ou nerológico.

2006 – O relator da Comissão de Inquérito especial do Parlamento Europeu, Cláudio Fava, revelou que mais de um milhar de voos secretos da CIA, teriam passado, desde 2001, pelos aeroportos e espaço aéreo europeus.

2007 – Jorge Sampaio foi nomeado alto representante da ONU para o Diálogo de Civilizações. A nomeação foi feita pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.

2009 – Nuno Álvares Pereira foi canonizado pelo Papa Bento XVI que o elogiou na final da eucaristia, referindo a sua generosidade, considerando-o um exemplo de “igualdade fraterna” para a sociedade atual.

2012 – A Associação Académica de Coimbra anunciou a criação de uma plataforma de voluntariado, destinada aos estudantes universitários da cidade interessados em prestar serviço voluntário em três associações parceiras do projeto.

2014 – Cinco estudantes da Universidade Nova de Lisboa desenvolveram um equipamento que, instalado em embarcações, filtra os microplásticos existentes nos oceanos e com o qual venceram um prémio de ideias de negócios.

2016 – Um dos 15 estudantes portugueses que se encontravam na cidade polaca de Rzeszow a participar no programa Erasmus+ foi vítima de ataque xenófobo.

2017 – Mais de 10.500 pessoas assinaram a petição pública que defende a vacinação obrigatória no caso das vacinas do Programa Nacional de Vacinação.

……………………

Este é o centésimo dia do ano. Faltam 249 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “A única coisa que torna possível a identidade é a ausência de mudança, mas ninguém acredita de facto que seja semelhante àquilo que se lembra” Gertude Stein (1874-1946), escritora norte-americana.

                                                                                    Belmonte

 

Tagged as