Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


EFEMÉRIDES: 24 DE OUTUBRO – FAZ ANOS QUE FOI INAUGURADA A BASÍLICA DA ESTRELA

Written by on Outubro 24, 2017

EFEMÉRIDES

24 de outubro

Dia da Organização das Nações Unidas, Dia Mundial da Informação sobre Desenvolvimento.

1763 – Foi ordenada a demolição de todas as barracas destinadas a habitação e serviços, construídas em Lisboa depois do Terramoto de 1755.

1789 – Foi inaugurada a Basílica da Estrela, em Lisboa. Na segunda metade do século XVIII, D. Maria I e D. Pedro III, filha e genro e irmão de D. José I, fizeram voto de que construiriam uma igreja se tivessem um filho para herdar o trono. O seu desejo foi satisfeito e a construção do templo foi iniciada em 1779. Infelizmente, o menino, baptizado como D. José, veio a falecer vítima de varíola, dois anos antes do término da construção do templo. O projeto ficou a cargo de arquitectos da Escola de Mafra. A Basílica da Estrela foi a primeira igreja no mundo dedicada ao Sagrado Coração de Jesus tendo por base as revelações de Cristo a Santa Margarida Maria de Alacoque.A rainha D. Maria I foi sepultada nesta basílica, que ela mesmo, mandou erguer.

1836 – Nasceu Ramalho Ortigão, escritor e jornalista português, um dos principais nomes da geração de 70, autor de “As Farpas” e de “O Mistério da Estrada de Sintra”, com Eça de Queiroz.

1939 – Foram colocados à venda os primeiros lotes de meias de nylon.

1944 – Morreu o pioneiro da indústria automobilística Louis Renault.

1945 – Entrou em vigor a Carta das Nações Unidas. Tinha sido assinada a 26 de junho.

1962 – Começou o bloqueio a Cuba, pelas forças norte-americanas. Em causa, estava a base de mísseis da URSS existente naquela ilha.

1964 – A Rodésia do Norte, tornou-se independente e passou a chamar-se Zâmbia.

1970 – Salvador Allende assumiu a Presidência da República do Chile, conquistada com a vitória da Unidade Popular nas eleições gerais.

1972 – António de Spínola, governador da Guiné, escreveu ao chefe do Governo português Marcello Caetano, pedindo autorização para se encontrar com o líder do PAIGC, Amílcar Cabral. A autorização foi negada.

1975 – Foi criada a diocese de Setúbal que foi entregue ao bispo D. Manuel Martins.

2003 – O escritor António Lobo Antunes foi distinguido com o Prémio Internacional União Latina de Literatura, pelo conjunto da obra.

– O automobilista Carlos Sousa sagrou-se campeão mundial de todo-o-terreno, no final do Dubai Desert Challenge.

– Realizou-se o último voo do Concorde, entre Nova Iorque e Londres.

2006 – O cientista Carlos Duarte foi galardoado com o Prémio Ciência e Investigação da 2ª edição dos Prémios Culturais das Artes e da Ciência “Baleares do Mundo”, atribuído pelas ilhas espanholas.

– A pianista Maria João Pires recebeu o 1º Prémio de Música Don Juan de Borbón, promovido pela fundação do Conde de Barcelona.

2012 – Militares da GNR manifestaram-se em Lisboa, em protesto contra as medidas inscritas no Orçamento do Estado para o ano seguinte.

2014 – Saiu em Portugal o maior jackpot de sempre no Euromilhões: 190 milhões de euros.

2015 – O árbitro Marco Ferreira acusou Vitor Pereira, à altura presidente do Conselho de Arbitragem de lhe ter telefonado para favorecer o Benfica.

2016 – Cinco pessoas morreram quando o avião em que viajavam se despenhou na Ilha de Malta

============.

Este é o ducentésimo nonagésimo sétimo dia do ano. Faltam 68 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Nós os Povos das Nações Unidas, decididos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra…a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem… resolvemos conjugar os nossos esforços para a consecução desses objetivos”. Carta das Nações Unidas, em vigor desde 24 de outubro de 1945.

Tagged as